Mafra implantará Centro de Atenção Psicossocial

 

O Município de Mafra já deu início ao processo de implantação de um Centro de Atenção Psicossocial CAPS para atendimentos a pacientes com transtornos mentais. Deverá funcionar anexo ao Centro Terapêutico Casa Azul, na Vila Ivete. O projeto de ampliação do local já está pronto, devendo iniciar nos próximos dias o processo de licitação de aquisição dos materiais necessários para a obra. O principal objetivo da implantação do CAPS será proporcionar um instrumento terapêutico em saúde mental de fácil acesso à população, visando evitar internações e reinternações psiquiátricas, além de promover a integração psicossocial.

         A importância do CAPS foi destacada pela Secretária de Saúde de Mafra, Solange Lansky, também pelo fato de que proporcionará ao município o recebimento de recursos para o atendimento à saúde mental.Além de garantir o   acesso ao atendimento aos pacientes, ainda estaremos habilitados a receber os recursos para serem investidos especificamente no tratamento de problemas relacionados à saúde mental, o que não ocorre atualmente, explicou.

         Mafra possui aproximadamente 3 por cento de sua população, ou seja cerca de 1500 pessoas com transtornos mentais, como esquizofrenia, transtornos afetivos e outras, sendo que destes apenas 70 estão em atendimento no Centro Terapêutico Casa Azul.   O CAPS   terá a finalidade de constituir-se em um centro organizador, estruturador e fornecedor de serviços de saúde mental no município, com especial atenção para a população com transtornos psicóticos   A integração com a comunidade será uma de objetivos, segundo a Secretária. CAPS terá como meta pautar suas ações dentro de uma visão ampla de saúde mental que busque a transdisciplinaridade e que promova a integração com a comunidade, promovendo o desenvolvimento de atividades terapêuticas por meio de grupos, evidenciando o sujeito e não a doença, salientou.Solange destacou que o que se pretende é mostrar a participação ativa dos usuários e familiares na construção de um espaço produtor de saúde e não apenas atenuante da doença.

         Para o Prefeito Jango Herbst, a implantação do Centro de Atendimento Psicossocial é fundamental para que o município possa responder positivamente em todos os setores da saúde.Toda   e qualquer ação que promova a saúde será sempre apoiada. O que não podemos é deixar de atender a população, permitindo que permaneçam excluídas do convívio social, afirmou.

O CAPS Casa Azul funcionará na rua José Boiteux, n° 1134, na Vila Ivete.