Prefeitura de Mafra sensibiliza produtores para cultivo de frutas
Apresentar experiências positivas com resultados concretos da produção de frutos em pequenas propriedades, dando subsídios para que os produtores possam fazer a opção de cultivo com base em dados reais, foi o objetivo da reunião realizada na última quarta-feira, no salão nobre do Barão de Antonina e que reuniu cerca de 80 produtores interessados na diversificação de sua propriedade. Os dados reais foram apresentados pelos Engenheiros Agrônomos Jânio Secon e Ricardo Costa e pelo Técnico Agrícola, Pedro Perito Cardoso, representantes do Município de Monte Castelo, onde a fruticultura está sendo desenvolvida de forma organizada desde 2002,
Antes da exposição técnica do tema, o Prefeito de Mafra, Jango Herbst fez a abertura do encontro falando de sua preocupação em apresentar uma alternativa de cultivo para os pequenos produtores, especialmente às 1243 famílias de fumicultores mafrenses, cuja atividade sobre pressão para diminuição de cultivo. Segundo ele a Prefeitura de Mafra será parceira ímpar de todos que estão ajudando a implantar a fruticultura no Município.Estamos engatinhando em fruticultura, mas temos a melhor matéria prima que existe, que é o ser humano e um clima bom, explicou. Pediu aos presentes que tirassem o melhor proveito possível da reunião.
Essa foi a terceira reunião que a Prefeitura de Mafra realiza com a finalidade de iniciar o cultivo de frutas no município, a exemplo do que vem acontecendo nos municípios vizinhos de Papanduva, Itaiópolis e Monte Castelo. Participaram como parceiros da iniciativa, a Epagri de Mafra, a agência do Banco do Brasil de Mafra e o SEBRAE. O próximo passo será trabalhar de forma mais direta através de reuniões com os produtores que se mostrarem interessados.
Para os presentes a reunião foi positiva. O Gerente do Banco do Brasil de Mafra, Valsi Mazzetto manifestou o interesse em apoiar os produtores através de financiamento, acreditando que a atividade terá também a função social, mas salientou a importância da organização do produtor e da produção.
O Gerente Regional da Epagri em Mafra, Luiz Fernando G. de Souza considerou a reunião como excelente e destacou que a estratégia a seguir será conversar com os grupos de produtores interessados e posteriormente implantar efetivamente a fruticultura nas propriedades.
Fruticultura
O interesse em implantar a fruticultura em Mafra não é recente, mas o incentivo maior vem acontecendo a partir deste ano. No mês de fevereiro, representantes de produtores de Monte Castelo e região visitaram o Prefeito Jango Herbst para apresentação da experiência de sucesso daquele Município com a produção de frutas, em especial maçãs e caquis, que proporcionam aos pequenos produtores um rendimento considerável para pomares de 1,0 hectare em média.
Organizados inicialmente em Associação formaram uma Cooperativa para auxiliá-los no recebimento, padronização e comercialização da produção. O Engenheiro Agrônomo Jânio Secon, técnico da Prefeitura de Monte Castelo, apresentou números sobre a produção e produtividade da maçã e do caqui, lucro líquido e perspectivas para próxima safra. Jânio desenvolveu a Castel Gala, uma variedade de maçã adaptada à região e que produz muito bem no período considerado de entressafra, o que melhora os lucros do produtor. Falou também da importância da diversificação quanto às espécies frutíferas, com destaque para a produção de caqui, pêra e maçãs e outras, com potencial na região.
Desde então o Prefeito Jango – que já havia demonstrado interesse em incentivar a diversificação das pequenas propriedades rurais com a introdução da fruticultura vem atuando para o desenvolvimento de um projeto local. Tenciona também unir esforços para sensibilizar o Governo do Estado da importância que a fruticultura terá para o Planalto Norte Catarinense.