Os Pais na Educação dos Filhos

 


No momento em que nasce uma criança irradia grande alegria tanto para os pais como para a família humana, afinal é a perpetuação de um ser na terra.


          Certo dia no passado nasceu uma criança, que é modelo de todas as crianças do mundo. Essa criança mesmo sendo Deus não dispensou a formação e a educação integral de seus pais. Mas, se é verdade que uma criança constituí a alegria dos pais, familiares e também da sociedade em geral, por outro lado é igualmente verdade que vemos com tristeza, nos tempos atuais muitas crianças que sofrem e vivem ameaçadas, desprotegidas, marginalizadas, padecendo de fome e miséria, morrendo de doenças, das drogas,   da prostituição, do abandono dos pais, tudo isso poderia ser evitado.  


A Constituição   Federal no artigo 227 diz:È dever da Família, da Sociedade e do Estado assegurar à criança com prioridade:   à vida, à saúde, a alimentação, à educação, ao lazer, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária.   Já o artigo 229 diz: Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores.


Pergunta-se: na pratica acontece essa missão dos pais?   Ora, a família origina-se do casal, cabe a eles a grande missão educativa da família.


As crianças são seres frágeis e ao mesmo tempo com grandes potencialidades. Assim sendo, elas têm o direito de serem amadas, acolhidas e educadas em família, a primeira comunidade de vida e de amor.   Os pais são chamados pelo criador a gerar vida e educá-las e não podem ser omissos e transferirem a outros, ou aos professores que tem uma única tarefa, que é ministrar conhecimentos.


   


    Conselho Tutelar  3642-4734                Programa Sentinela  3642-7167