Aumenta número de laqueaduras feitas pelo SUS em Mafra
Como forma de atender as determinações do Executivo Municipal, de priorizar e humanizar a saúde em Mafra, o programa de Planejamento Familiar desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo Materno Infantil elevou o número de laqueaduras tubárias realizadas mensalmente pelo SUS em Mafra passando de quatro para seis, a partir do mês de julho. O aumento no número de laqueadura visa agilizar o atendimento da demanda apresentada atualmente de 199 mulheres inscritas. As laqueaduras tubárias fazem parte do programa de Planejamento Familiar no Município que pretende junto com outras ações, interferir para reduzir os casos de morbimortandade materna e infantil.
A ampliação no número de laqueadura será de extrema importância para Carmem Helene da Rocha. Aos 34 anos está no terceiro mês de gravidez do 5° filho. Desempregada, tentou fazer a laqueadura após último parto, mas não conseguiu. Também não pode tomar anticoncepcional. Disse que atualmente é difícil para uma família manter 5 filhos. O programa vai ser bom para mim e para aquelas que já tem vários filhos e não querem mais engravidar, afirmou.
O programa de Planejamento Familiar vem sendo desenvolvido há anos promovendo a distribuição gratuita de anticoncepcionais orais e de barreia (condon). Posteriormente a Secretaria Municipal de Saúde passou a adquirir o Dispositivo Intra-uterino DIU, ampliando as opções de planejamento familiar e mais recentemente introduziu no programa o método definitivo da laqueadura tubária.
Para efetivação do programa, são realizadas reuniões, palestras e utilizados programas de rádio para informar a população sobre os métodos anticoncepcionais e outros temas relativos à saúde da mulher. Interage com os Programas da Saúde da Família do Município PSFs para encaminhamento de pacientes de maior risco. Garante atendimento por médico especialista quando da necessidade de inserção de DIU ou da realização de laqueaduras e mantém acordo de cooperação com a Maternidade Dona Catarina Kuss.
Para a Secretária de Saúde, Solange Lansky, o que o município pretende é cumprir sua função social de oportunizar à população escolhas responsáveis. Mulheres bem orientadas e assistidas conseguem manter suas famílias dentro dos limites por elas planejados, assim como dar melhor qualidade de vida para sua família, afirmou.