Compras geram economia de R$ 320 mil em seis meses

A economia gerada nas compras feitas pelo município apos a implantação do Pregão Presencial, há cerca de seis meses, foi de aproximadamente R$ 320 mil.   Conforme levantamento feito pelo departamento de compras e licitações da Prefeitura de Mafra, do mês de abril até meados de outubro deste ano foram realizados 37 pregões presenciais, somando R$ 3.266.131,26 de compras, que geraram economia de 10 por cento.

O Prefeito de Mafra, Jango Herbst, destacou que a implantação dos pregões presenciais foi importante não somente pela economia gerada, mas também pela transparência imposta na forma de licitação, onde os fornecedores apresentam lances em aberto, na presença de todos os demais interessados, além dos membros da Comissão de Licitação.É a confirmação de que estamos realmente num novo tempo, com maior celeridade e transparência e proporcionando economia significativa aos cofres públicos, possibilitando maiores investimentos em áreas essenciais como saúde, educação e ação social, afirmou.

História

O primeiro pregão presencial realizado pela administração municipal de Mafra e que mudou a história das licitações aconteceu no dia 11 de abril para aquisição de pneus. Atualmente as compras feitas pelo município são praticamente todas realizadas por pregão, exceto aquelas impedidas por lei. Nos pregões presenciais os fornecedores participam apresentando o menor preço possível, sendo escolhidos os três menores preços, que poderão, na presença dos demais, oferecer novos valores ainda mais baixos.

O pregão presencial é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns, promovida no   âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, qualquer que seja o valor estimado da   contratação, em que a disputa pelo fornecimento é feita por meio de proposta e lances, em sessão pública.