Escola de Mafra participa de projeto Microbacias II

 


Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Evaldo Steidel, localizada na comunidade Saltinho do Canivete, na Microbacia Rio Saltinho, município de Mafra, no Planalto Norte do Estado, também estão participando do Microbacias II.


A idéia partiu da diretoria Ivanir Krajewsky.Queríamos fazer algo que motivasse nossos alunos para a preservação e conservação do meio ambiente. Conversamos com a facilitadora do Microbacias II, e recebemos apoio do Projeto para comprar mesa de inox, liquidificador industrial, latões e tanque. A associação de pais e professores colaborou com a pintura da oficina e 50 peneiras. Graças a esse apoio, nossa oficina de reciclagem de papel, está funcionando, conta Ivanir. O Projeto Microbacias II, do Governo do Estado, está sendo desenvolvido na região pela Epagri.


Mas para instalar a oficina, foi necessário buscar novos conhecimentos sobre o processo de transformação do papel.Primeiro visitamos algumas entidades, que já fazem a reciclagem, para verificar o material necessário para a oficina. Depois foi feita a seleção do primeiro grupo de 15 alunos que foram treinados para atuar no trabalho de reciclagem, explica a diretora.


A aluna Amanda Malachovski 14 anos, conta que participando do grupo aprendeu a trabalhar em equipe, a fazer novos amigos e a fazer diversos tipos de trabalho.O que mais gostei foi o cartão de Natal que fiz, enquanto estava aprendendo e dei para minha família.Já Larissa Saiboty 12 anos, diz que antes da oficina, não se preocupava com o destino do papel e que na casa da avó, com quem mora, o papel era queimado ou jogado no lixo.Agora recolho tudo e trago para a escola.


            A atitude de Larissa é seguida por Keila Krajewski, Tamires Bornatto e pelos demais alunos da escola.Hoje, todos querem participar da oficina, até os pequenos. A consciência, a motivação, a vontade de colaborar para preservar o meio ambiente, aumentou entre nossos alunos, comenta Saely de Melo Batista, orientadora educacional. Elder Renan Batista 14 anos, encontrou na oficina um espaço para desenvolver suas habilidades artísticas.Gosto de tirar a peneira do tanque porque nesse momento a gente já tem uma idéia de como vai ficar o papel. Mas o que mais gosto é de recortar o papel e montar figuras, conta Elder.


Para Cristiane Steidel, facilitadora na Microbacia, a oficina de reciclagem de papel não trouxe aprendizado apenas para os alunos.Chegou às famílias rurais através de seus filhos. Hoje, todos guardam o papel para ser reciclado na oficina da escola, conta Cristiane. A quantidade ainda é pequena, mas a qualidade dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas de arte, deixa a diretoria orgulhosa.Pela primeira vez, este ano, os convites de formatura dos nossos alunos, serão feitos com papel reciclado.