Mutirão da Limpeza chega ao rio da Lança

O depósito de lixo e entulhos junto às margens nos rios causa grandes problemas às populações ribeirinhas e nas épocas de fortes chuvas pode provocar estragos com inundações, alem de propiciar a proliferação de roedores. Para conscientizar a população para a necessidade de depositar lixo nos locais apropriados e dando continuidade as ações de limpeza nos rios que cortam o município de Mafra, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente promoverá em parceria com diversos segmentos da comunidade e com a própria população, mais um Mutirão da Limpeza. Será no dia 17 de janeiro, das 8h:30min às 14 horas, junto ao rio da Lança, na Vila Argentina.  O objetivo é a retirada de todos os tipos de lixo que poluem o bairro, visando tanto a  proteção do rio da  Lança como a promoção de saúde pública.

No ano passado foram realizados os mutirões de limpeza do rio Negro e do córrego da Restinga, com a retirada de toneladas de lixo e entulhos. Toda população está convidada a participar de mais uma ação de cidadania. O mutirão envolverá além das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Saúde e Obras, ainda a Seluma, o Clube Canforeira, o 5° Regimento de Carros de Combate, a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Mafra.

Durante todo o trabalho de limpeza será realizada através das Agentes Comunitárias de Saúde, a conscientização da população quanto a questão ambiental. Elas repassarão as seguintes orientações:

1- Não depositar lixo na beira dos rios –  No rio há muita vida, logo ele deve ser limpo. Não se pode jogar coisas que descartamos nos rios. Devemos cuidar e preservar, pois precisamos dos rios limpos para termos quantidade e qualidade de água.

Quanto mais árvores existirem nas beiras dos rios (mata ciliar), mais água e de melhor qualidade teremos. Em épocas de seca é que percebemos o quanto é valiosa a água. Não conseguimos viver sem a água.

2- Não depositar lixo em terrenos baldios – É importante de guardar os lixos em sacolas plásticas para ser recolhido no dia certo da passagem do caminhão coletor. O lixo descartado em lugares impróprios é veiculo para várias doenças.

3- Leptospirose – A leptospirose é transmitida através do consumo ou do contato com a lama ou água contaminada pela urina de animais infectados. Recomenda-se  guardar a comida em recipientes com tampas e tampar os buracos de ratos existentes nas casas.

4- Queimadas – As queimadas prejudicam o solo, mata toda a vida que existe e que é necessária para que o solo se mantenha rico.  Quando recolher folhas velhas ou galhos de poda bem como restos de verduras cruas, colocar em buracos feitos no solo para transformar em adubo e enriquecer o solo. A fumaça incomoda os vizinhos.

5- Fossas – As águas de banho, cozinha, bem como de vaso sanitário devem estar canalizadas para fossas. Nunca descarta-las em rios.

Qualquer tipo de poluição de rios, solo e ar, que possam causar danos à saúde, está sujeito a ser enquadrada na lei dos Crimes Ambientais. Art. 54 da Lei 9.605/1998.