Exposição mostra curiosidades sobre os tropeiros
Instrumentos, utensílios, vestimentas, curiosidades diversas, além da história dos tropeiros em Mafra e no Sul do País estão à disposição da população na exposição "Tropeiros…Resgatando nossa História", aberta desde quinta-feira, dia 26, na Casa da Cultura, em Mafra. A exposição foi organizada pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, com o objetivo de resgatar e valorizar a história e ainda marcar a passagem do Dia do Tropeiro em Santa Catarina, instituído pela Lei n° 13.890, de dezembro de 2006.
As escolas interessadas em levar seus alunos podem agendar as visitas pelo telefone (47) 3642-0488. Ela permanecerá aberta até o dia 11 de maio.
Na abertura do evento, alunos da oficina de Teatro declamaram a poesia "Tropeiros", de Gislaine Sauer. Para realização da exposição, a Casa da Cultura contou com a colaboração de membros da comunidade riomafrense, como da Sra. Sandra Machado, do Sr. Antonio Fuchs e do Professor Sandro Moreira.
História
Os textos com o resgate da história do tropeirismo foram elaborados tendo como fonte a "Clio História", do Prof. Almir Ribeiro, que descreve a linguagem do tropeiro, os instrumentos, as ferramentas por eles utilizados e alimentação.
Entre algumas curiosidades encontradas na exposição destaca-se: "figura extremamente popular, o tropeiro, se no princípio da era mineradora teve qualquer cousa do antipático, pela especulação que fazia dos gêneros, aos poucos foi adquirindo, ao lado da função puramente econômica de abastecedor das Gerais, um papel mais social e simpático de portador de notícias, mensageiro de cartas e recados. Representava um verdadeiro traço de união entre centros urbanos afastadíssimos, levando de uns para outros as novidades políticas, as informações sobre as cousas de uso, correspondências, modas, etc " (ZEMELLA, 1990).