Ensino Público Municipal de Mafra desponta entre os melhores de Santa Catarina

 

Mafra é o segundo melhor entre os 293 municípios catarinenses em relação ao desempenho dos alunos que freqüentam o ensino municipal, de 1ª a 8ª séries. Os números fazem parte do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, divulgado na última semana pelo Ministério da Educação.  Pelas notas que cada cidade recebeu, Mafra alcançou a pontuação de 5,3, na 1ª fase e 5,0 na 2ª fase, ficando com a média de 5,05, à frente de municípios como Jaraguá do Sul (5,0 e 4,7),  Joinville (5,0 e 4,6) e Florianópolis (4,2 e 4,0).

Esses resultados, segundo o Prefeito Jango Herbst, refletem os investimentos que a administração tem feito na educação, sempre superiores aos 25% da arrecadação do município. "Procuramos cumprir com o compromisso de trabalhar pela qualidade de ensino público em nosso município", afirmou Jango.  Ele exemplificou citando as ações já desenvolvidas em sua administração e as em desenvolvimento, como a distribuição de uniformes e materiais escolares, as reformas e ampliações nas escolas, a construção de novas unidades – do Centro de Educação Infantil Municipal Anjo da Guarda e da Vila Nova – além da construção da quadra coberta do CEMMA. 

Destaque Nacional

A educação municipal mafrense tem se destacado também a nível nacional. Neste ano alunos do Centro de Educação do Município de Mafra -CEMMA  receberam medalha de ouro e bronze na 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, promovida em 2006, pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia. A Escola Agrícola "Prefeito José Schultz Filho" também participou e obteve resultados positivos.

A aluna Nicole Simões de Oliveira, do CEMMA, medalha de ouro na olimpíada considerou como muito boa a educação que tem recebido através da escola municipal, porque os professores batalham todos os dias para enriquecer o conteúdo apresentado em sala. "Os professores estão preocupados também em formar cidadãos para que no futuro, possamos melhorar o futuro de nossa cidade e nosso país", declarou.  Para a mãe da aluna da EMEF São Lourenço, Marli Hable, o município tem proporcionado um ensino igualitário ao da cidade. "A qualidade de ensino que temos hoje faz com que os jovens e adolescentes acompanhem e passem em faculdades, sem esquecer suas raízes", afirmou.

Para a Secretária Municipal de Educação, Marise Valério Braz de Oliveira, os números apresentados comprovam a qualidade do ensino ofertado aos alunos da escola pública em Mafra, atribuindo os resultados ao incentivo do Executivo Municipal e ao desempenho dos professores. "Nossos professores tem papel fundamental para que a educação oferecida seja de qualidade", afirmou.

         A diretora do CEMMA, Eroni Teresinha Machado salientou que "a educação no município assume caráter realista, fomentando a autonomia, criatividade, percepção sistemática da realidade e o espírito cooperativo dos alunos, familiares e equipe".

 

Município

Municipal

1° fase

Municipal

2° fase

Média geral

Meleiro

5,8

4,8

5,30

Vargeao

5,5

3,8

4,65

Guabiruba

5,5

4,1

4,80

Guaramirim

5,4

2,70

Mafra

5,3

5,0

5,05

S. José do Cedro

5,2

2.60

Itapiranga

5,2

2.60

Iomerê

5,1

2.55

Luzerna

5,1

4,9

5.00

Rodeio

5,1

2.55

Timbó

5,1

4,4

4.75

Itá

5,0

2.50

Jaraguá do Sul

5,0

4,7

4.85

Joinville

5,0

4,6

4.80

       Fonte: Jornal A Notícia, edição 27/04/2007