Projeto promoverá saúde física da gestante em Mafra
Com o objetivo principal de promover e manter a saúde física e emocional do início ao final da gestação, a Secretaria de Saúde de Mafra desenvolverá o programa Gestante Ativa. Ele visa realizar trabalho preventivo durante e após o parto, orientando sobre os benefícios da prática de atividade física durante a gestação, a correção da postura, entre outros temas, para uma gravidez e parto saudáveis.
O programa constituirá em atividades de ginástica semanais e palestras informativas às participantes. O trabalho será desenvolvido na Clinica de Reabilitação e no Núcleo Materno Infantil, com apoio da Maternidade de Mafra, devendo iniciar no mês de junho. As gestantes interessadas ainda podem inscrever-se. De acordo com o projeto, que será desenvolvido por um educador físico e uma fisioterapeuta, no período da gravidez o corpo sofre varias mudanças que podem causar dificuldades respiratórias, aumento da freqüência cardíaca e alteração hormonal entre outras conseqüências.
Para a Secretária de Saúde, Solange Lansky, o projeto é mais uma ação do Executivo Mafrense, na busca da promoção da saúde, tanto de forma preventiva como pelos demais atendimentos que vem sendo realizados junto ao SUS.
A atividade física numa gestação normal, é considerada por diversos autores como benéfica para a mãe, para o desenvolvimento fetal, e para o suprimento de leite na amamentação. Alguns médicos citam uma menor ocorrência de complicações pós-parto nas mulheres que seguiram um programa regular de atividades físicas durante a gestação.