Manifestação lembra a importância do combate
A distribuição de panfletos nas praças Lauro Muller e Hercílio Luz, feita durante a última quarta-feira, alertando sobre como proceder contra a violência sexual em crianças e adolescentes foi a forma que a Secretaria da Criança e Ação Social, por intermédio do Programa Sentinela marcou em Mafra, a passagem do Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante toda a panfletagem foi ainda exposta faixa com o lema "Esquecer é permitir, lembrar é combater", alertando à população que as crianças e os adolescentes são alvo de diversos tipos de abuso sexual e "que romper o muro do silêncio é um passo importante para a prevenção da violência e exploração sexual".A manifestação conclamou a população a colaborar para a eliminação da violência e abuso sexual nas suas comunidades.
Programa Sentinela
O Programa Sentinela desenvolve ações de natureza especializada, destinadas ao atendimento de crianças e adolescentes vitimados pela violência, bem como de seus respectivos familiares. Tem como finalidade oferecer um atendimento técnico, multiprofissional e humanitário ao seu público alvo.
Os profissionais do Programa atuam ao lado dos Conselheiros Tutelares como Sentinelas do Estatuto da Criança e do Adolescente, permanentemente atentos ao pleno cumprimento da lei e zelando pela proteção e defesa das crianças e dos adolescentes, da família e da sociedade.
As denuncias são importantes para minimizar o índice de violência. Elas podem ser feitas pelos telefones (47) 36427167, no Programa Sentinela ou 3642-4734, no Conselho Tutelar.