Famílias carentes de Mafra recebem sopa para complementar alimentação
Um projeto de grande alcance social, que segundo o Prefeito Jango Herbst visa levar auxílio e atenção para as famílias carentes de Mafra, teve início, na fria tarde da última segunda-feira, com a distribuição, pela Secretaria da Criança e Ação Social, de sopas congeladas para famílias carentes moradoras dos bairros Vila Solidariedade e Amola Flecha. A distribuição acontecerá duas vezes por semana e deverá atingir as famílias mais necessitadas de cada bairro mafrense, preferencialmente aquelas em que os pais estão desempregados. As famílias que receberão as sopas estão sendo cadastradas pelas Agentes Comunitárias de Saúde, devendo atingir as comunidades da Vila Solidariedade, Amola Flecha, Loteamento Paraíso, Imbuial, Faxinal e Vila Clementina.
A entrega foi feita pelo Secretário Adir Kuss, que explicou que a sopa está pronta, só precisando ser aquecida. "As entregas acontecerão duas vezes por semana e com ela se pretende fornecer um complemento alimentar atendendo principalmente as crianças e idosos que não conseguem produzir sua refeição" destacou. O lançamento oficial do projeto acontecerá junto com a inauguração do Banco de Alimentos.
Parcerias
Inicialmente as sopas estão sendo produzidas a partir de alimentos adquiridos pela secretaria, mas posteriormente será feita parceria com supermercados e empresas diversas, para utilização dos alimentos que não podem mais ser comercializados, mas que ainda estão em totais condições de uso. Em média a produção diária chega a 80 litros de sopa empacotada. O projeto responde às necessidades encontradas pelas Agentes Comunitárias de Saúde, que estão em contato direto com a população.
A família de Silvana Pintos foi uma das que recebeu a sopa congelada. O casal está desempregado e a porção "vai ajudar na alimentação, neste momento de dificuldade", explicou. Para a presidente da Associação de Moradores da Vila Solidariedade, Alaides Taborda, o projeto é muito importante para aqueles que hoje não tem condições de adquirir alimentos em razão do desemprego. "Muitas famílias não tem o que comer na janta e a sopa vai ajudar nessa refeição", afirmou.
Feijão
No mesmo dia a Secretaria Municipal da Criança e Ação Social distribuiu feijão na comunidade de Amola Flecha. O alimento, num total de 6.500 quilos, foi conseguido pelo Banco de Alimentos, através da Conab e também está sendo entregue as famílias carentes.