Eletrificação rural se aproxima dos 100 por cento de cobertura em Mafra

 

Com a assinatura de contrato com 130 famílias de produtores de Mafra, no programa de eletrificação rural do Governo do Estado de Santa Catarina, a demanda por energia elétrica atingirá praticamente todo o município. A solenidade de assinatura aconteceu ma tarde da última quinta-feira, no Auditório Municipal de Mafra, com a presença do Presidente da CELESC, ex-Governador Eduardo Pinho Moreira, do Prefeito de Mafra, Jango Herbst e demais lideranças políticas locais, regionais e estaduais.

Somente em Mafra foram assinados 130 contratos, atendendo diversas localidades rurais do município, no valor aproximado de R$ 800 mil, a custo zero de implantação da rede para produtor. Com as assinaturas serão ampliados 37 km de eletrificação rural, totalizando cerca de 260 km nos últimos 4 anos e meio do atual governo estadual.

O Presidente da CELESC explicou que do total investido, 75 por cento são recursos oriundos do Governo do Estado e da CELESC, portanto totalmente catarinenses. Os 25% restantes são recursos do Governo Federal. Ele destacou a seriedade com que o Governo vem tratando do tema Eletrificação Rural, demonstrando a preocupação em levar energia ao homem do campo.

Dia de Festa

O Prefeito de Mafra, Jango Herbst considerou o dia como de festa para os produtores, pelo benefício que estão recebendo, que representa o respeito à dignidade do cidadão mafrense e catarinense. "Hoje é um dia de alegria por estarem recebendo o subsídio que trará conforto, progresso, renda e lucratividade às suas propriedades", afirmou. Elogiando a atuação da regional da CELESC de Mafra, citou dados de que restam apenas 50 solicitações efetuadas na empresa, para que Mafra atinja 100 por cento de atendimento com energia elétrica no interior.  

Durante a presença do presidente da CELESC o Prefeito fez um pedido de repotencialização das lâmpadas das ruas, avenidas, praças e também do interior do Município, como forma de modernizar e dar maior segurança à população. Eduardo Pinho  Moreira disse que estudará com carinho o pedido do Prefeito e que espera retornar em breve ao Município, com uma resposta positiva.

Participaram da solenidade o Deputado Federal e Secretário de Infra-Estrutura, Mauro Mariani, o Deputado Estadual Antonio Aguiar, o ex-Governador de Santa Catarina, Paulo Afonso Vieira, o Prefeito de Papanduva, Humberto Ribas e o Secretário da 25ª SDR Deodato Raul Hruschka.