O sim dito por 123 casais regulariza documentação civil

 

Foram 123 casais dizendo o sim perante o Juiz de Paz, alguns confirmando o desejo de continuarem juntos, outros iniciando uma vida a dois. Foram 123 relacionamentos que mudaram o estado civil para casados. A cerimônia do casamento coletivo aconteceu no último sábado, no Ginásio de Esportes Werner Weinschutz (Tutão) e reuniu no local cerca de 800 pessoas, entre noivos, padrinhos e parentes, além de autoridades municipais. Foi uma realização da Prefeitura de Mafra – Secretaria Municipal da Criança e Ação Social em parceria com a Associação Voluntários do Bem, Governo de Santa Catarina e Tribunal de Justiça do Estado com apoio da iniciativa privada. Teve por finalidade possibilitar a regularização dos documentos civis.

Os casais presentes variavam na idade, nas roupas, em número de amigos e parentes, alguns estavam com os filhos, mas todos tinham em comum a felicidade estampada nos semblantes. Uns, solteiros, casaram naquele dia, outros regularizaram, no papel, uma união de  anos.

Terezinha Filisbino e Edson Cabral da Silva namoravam há 7 meses. Ambos eram solteiros e aproveitaram a oportunidade para iniciarem uma vida juntos e regularmente casados. “Estamos felizes e quisemos aproveitar a oportunidade”, afirmaram e destacaram a importância de se proporcionar um evento como esse, que ajuda muitos casais que não tem condições de arcar com os custos dos documentos.

Também felizes estavam Elcio Luiz Pscheidt e Eliana Tavares. Ele divorciado  e ela solteira. Vivem juntos há 8 anos e tem um filho 4 anos, que estava junto dos pais no momento das assinaturas. Eles não compareceram antes diante de um Juiz de Paz em razão dos custos. No sábado, depois de 8 anos juntos, ainda quiseram formalizar a união. “Não tem mais como dar errado”, afirmou Elcio. Eliana disse estar muito feliz por ser pedida em casamento, mesmo depois de todo esse tempo. Para ela o casamento no civil não muda só o papel. “Muda o estado civil, de amasiado para casado”, afirmou.

União Conjugal

O Vice-Corregedor da Justiça de Santa Catarina, Desembargador José Volpato de Souza, que participou da Cerimônia, considerou a Certidão de Casamento tão importante para a família como a Carteira de Identidade para o cidadão. Ele explicou que a finalidade do casamento civil coletivo é a regularização da união conjugal. O Secretário da Criança e da Ação Social, Adir Kuss falou da importância da família na formação das crianças e destacou as ações realizadas em favor da criança, do adolescente, dos idosos, que de um modo geral atendem a família.

O Prefeito de Mafra, Jango Herbst disse estar feliz em poder presenciar o casamento coletivo. “Hoje é um grande dia para esses 123 casais. Para muitos é a realização de um sonho”, afirmou agradecendo ao Cartório Marilene Jurazek, pelo empenho e dedicação na agilização da documentação e ao Juiz de Paz, Lucidório Leite Bastos. Em razão da procura verificada, anunciou nova realização para o ano que vem.