Executivo e Legislativo unidos em favor da saúde de Mafra

 

Ação realizada no gabinete do Prefeito Jango representou muito mais do que uma simples entrega de subvenção para uma instituição hospitalar. Representou a união de dois poderes – Executivo e Legislativo em favor da saúde da população. Na manhã de quinta-feira, o presidente do Hospital São Vicente de Paulo, Manoel Pedro Farinhuk e o Coordenador Geral, Dário Clair Staczuck receberam das mãos do Prefeito Jango Herbst e do Presidente da Câmara de Vereadores de Mafra, Vanderlei Ziperer, cheque no valor de 50 mil Reais, referente à parte da restituição do Legislativo, relativa ao ano orçamentário de 2007, fruto da economia gerada pela Câmara Municipal. A devolução ao Executivo de parte de um total que será entregue apenas no mês de dezembro,  foi antecipada e destinada diretamente ao Hospital, que utilizará os recursos para a manutenção da UTI. 

Segundo o coordenador Dário Clair Staczuk, a data da entrega do cheque coincidiu com o dia do padroeiro do hospital, São Vicente de Paulo.  Os recursos representam a última parcela do convênio entre o município e a instituição, no valor total de R$ 120 mil,  liberadas em 10 parcelas de 7 mil – a serem repassadas de maio a novembro – e uma última parcela de 50 mil, a ser entregue somente no final do ano. As três parcelas de 7 mil restantes serão mantidas nas datas normais. 

O diretor do hospital agradeceu o apoio que vem recebendo tanto do Executivo como do Legislativo e enalteceu o trabalho em parceria que reverte diretamente para a população mafrense e da região. O Prefeito Jango Herbst reforçou a sua intenção de continuar ajudando ao hospital, inclusive gestionando apoio e auxílio financeiro junto ao Governo do Estado.

            Nova UTI

Durante a entrega do cheque, o coordenador do hospital informou ao Prefeito que neste mesmo dia foi dado início aos trabalhos de terraplanagem, (serviço feito pela Secretaria de Obras do Município) para construção da nova UTI, que terá capacidade para 12 leitos. Segundo ele, a UTI atualmente utilizada possui 6 leitos, com 100 por cento de ocupação. "Com a nova construção, o espaço ocupado hoje pela UTI será destinado à  Fundação Pró-Rim, possibilitando ampliação no número de máquinas para hemodiálise e, consequentemente,  do número de pessoas atendidas.