Jango decreta situação de emergência devido à estiagem

 

 

Jango decreta situação de emergência devido à estiagem

 

O Prefeito de Mafra, Jango Herbst decretou ontem situação de emergência no município em razão da estiagem prolongada, que afetou diretamente produtores de grãos, além da produção de mel e leite. Ele assinou o decreto após a realização de reunião do Conselho Municipal de Defesa Civil e do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural que apoiado em informações de técnicos de empresas governamentais e não governamentais, sindicatos e dos próprios produtores rurais chegaram ao consenso quanto as perdas causadas à produção e destacaram a necessidade da decretação da situação de emergência.

 

Segundo estimativas apresentadas na reunião, as perdas ficam entre 50 e 60% nas lavouras de feijão e milho, entre 25 e 30% nas lavouras de soja, 20 e 25% para o fumo, chegam a 90% para o mel e 30% para o leite. Um dos produtores presentes, Antônio Cidral, explicou que essa situação de redução do volume de chuvas vem se "arrastando há algum tempo em Mafra e nesta safra, os produtores ainda observaram a falta de luminosidade e muita garoa, que prejudicaram principalmente a lavoura de feijão".

Alguns produtores atestaram que o milho precoce já está perdido. De acordo com membros da Defesa Civil de Mafra, em algumas propriedades as perdas chegam a 90%.

 

Informações repassadas pela Secretaria Municipal da Agricultura indicaram que o volume de chuvas foi mais intenso no início de outubro, chegando a registrar 323 milímetros no mês, caindo para 109 em novembro e apenas 23 milímetros em dezembro.