Ações sócio-ambientais propõem a reciclagem como solução

"Lixo, separar é a solução". Este é o tema das Ações Sócio-Ambientais a ser discutido entre alunos, professores, coordenadores municipais e coordenadores do programa Verde é Vida da AFUBRA, em 2009.

No desenvolvimento do Programa, o município de Mafra conta com a participação da Escola Agrícola Municipal "Pref. José Schultz Filho", Escola Municipal de Educação Básica "Ver. Evaldo Steidel". Escola Municipal de Ensino Fundamental "São Lourenço" e mais recentemente o Centro de Educação do Município de Mafra – CEMMA, todas como escolas Pólo.

Na reunião do Projeto Verde é Vida, realizada no dia 12/03/09 no município de Itaiópolis, foi apresentado o projeto Guarda-Chuva a ser implementado nas escolas pólo visando o melhoramento da comunidade onde a escola está inserida, especialmente a rural, onde os pequenos produtores são atendidos pela AFUBRA. Esse projeto protege vários outros projetos e ações da escola relacionadas ás questões ambientais e ainda promove a pesquisa cientifica relacionada aos assuntos de interesse do aluno, da escola e da cultura da comunidade.

Nos pressupostos filosóficos do Programa Verde é Vida evidencia-se a idéia de que os professores tem condição de transformar a sociedade. No entanto, "ninguém conscientiza ninguém! O professor sensibiliza os alunos e eles ganham consciência". (Prof. José Leon, Coord. do Programa Verde é Vida – AFUBRA – Santa Cruz do Sul – RS). E são esses alunos que serão os disseminadores da conscientização levando à sua comunidade a reflexão de como cada pessoa identifica sua consciência pessoal e como separam o lixo em suas casas.

Os profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Mafra acreditam que o exemplo precisa ser praticado, principalmente em casa, "pois um fato somente se concretiza quando se acredita na urgência e na necessidade de uma ação coletiva".

" Um dos desafios da atualidade é tornar o aprendiz um cidadão atuante em questões  socioambientais que reflitam benefícios à coletividade. A inclusão das questões ambientais como fundamento de uma educação para a cidadania, condiz com a noção de a educação ser abrangente o suficiente para dispensar o adjetivo ‘ambiental'. No entanto, a educação ambiental tem sido a área que vem incorporando o sistema de aprendizado que utilizam reflexões críticas e de decisões participativas, de modo a dar às pessoas,maiores chances de escolherem seus destinos conscientes.''  Suzana Pádua.