Prefeitura de Mafra inicia aulas no Telecentro Comunitário
O Telecentro comunitário de Mafra já está em funcionamento na Secretaria Municipal da Criança e Ação Social com uma turma aos sábados, com 70 alunos de diferentes idades, desde crianças a idosos. As aulas dessa primeira turma iniciaram no último sábado, mas segundo informações da Secretária Áurea Bastos Davet, existe procura para outras turmas, que deverão ser criadas em breve.
O Telecentro comunitário foi inaugurado em Dezembro do ano passado. Tem por objetivo principal promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos. Com o Telecentro, o município permite ao cidadão interagir com outros que já tenham acesso aos recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, bem como com o Poder Público, por meio dos Portais de Governo Eletrônico.
O Projeto Telecentro Comunitário foi disponibilizado pelo Ministério das Comunicações. O Município de Mafra aderiu ao projeto através de convênio, cabendo à Prefeitura a cessão do espaço físico e a manutenção dos profissionais que atuarão no projeto em favor das comunidades mafrenses. Consta de um espaço público, com 10 computadores conectados à internet em banda larga, que poderão ser utilizados para cursos básicos e avançados, oficinas especiais e até mesmo cursos à distância.
Entre as diversas atividades que podem ser desenvolvidas no âmbito da inclusão digital pela comunidade local, no Telecentro, destacam-se:
– Uso livre dos equipamentos;
– Acesso à internet;
– Curso de informática Básica
– Curso de navegação na internet;
– Uso preferencial de softwares de plataforma aberta e não proprietária, conforme as diretrizes do Governo Federal;
– Realização de oficinas de capacitação e oficinas diversas que possam utilizar as TICs disponíveis no telecentro;
– Produção e compartilhamento de conhecimento coletivo (conteúdos produzidos a partir das capacitações);
– Realização de atividades sócio-culturais para mobilização social e/ou divulgação do conhecimento;
– Oficinas de alfabetização digital.