Município de Mafra suspende aulas até dia 16
Decreto nº. 3.193 prevê também a possibilidade de prorrogação da suspensão das aulas, caso haja necessidade.
Como medida preventiva, diante da proximidade com a cidade de Curitiba, o Prefeito Jango Herbst decretou na última segunda-feira, o cancelamento das aulas nas escolas da rede pública municipal, estadual, federal e particular de ensino, no período de 11 a 16 de agosto. A previsão de retorno é para a próxima segunda-feira, 17, mas a paralisação poderá ser prorrogada.
No período em que as aulas estiverem suspensas, a Educação do Município manterá três Centros de Educação Infantis de plantão – Beija-Flor, Comecinho de Vida e Anjo da Guarda – para atender às crianças cujos pais não tiverem com quem deixá-las durante o expediente de trabalho. A Secretária de Educação, Marise Valério Braz de Oliveira solicita aos pais que utilizem o plantão das creches somente se não tiverem com quem deixar a criança e lembra que se ela estiver resfriada ou com gripe não deve ser levada para a unidade escolar.
A suspensão das aulas nesta semana consta de Decreto Municipal nº. 3193, assinado na segunda-feira, 10, pelo Prefeito Jango Herbst. Este considera que o medo da nova gripe espalhou-se de tal forma que não há como desconhecê-lo. "Os pais dos nossos alunos estão intranqüilos, apreensivos", atesta o documento assinado pelo Prefeito. E explica que o numero de pessoas que mantiveram contato com os pacientes infectados é crescente, existindo uma preocupação com relação a atitudes a serem tomadas no sentido da proteção da coletividade, "uma vez que tem se tornado difícil evitar que novos contatos com potencial de transmissão sejam monitorados".
O Decreto cita ainda como "imperiosa necessidade de integrar recursos na prevenção da coletividade na qual convivem nossos alunos", devido a proximidade do Município de Mafra com a capital paranaense que apresenta crescente número de casos da nova gripe e que é destino diário de muitos munícipes riomafrenses. A possibilidade de prorrogação da suspensão das aulas é considerada pelo ato Executivo, caso haja necessidade.
Saúde da população
Antes de decretar a suspensão das aulas nesta semana, o Prefeito Jango Herbst reuniu em seu gabinete os Secretários Municipais de Saúde, Wellington Bielecki, de Educação, Marise Valério Braz de Oliveira, de Administração, Rodney Medeiros, as responsáveis pelo setor de Vigilância Epidemiológica do Município, Enfermeiras Denise Dallagnol e Francesli Pereira e o representante da Regional de Saúde da 25ª SDR; além de manter contatos telefônicos com as Secretarias de Estado da Saúde e Educação.
Segundo Jango, o importante neste momento é a prevenção. "Resguardar a saúde da população é o objetivo maior", declarou.
O Secretário Wellington Biellecki salientou que o município está preparado para enfrentar o momento e destacou que em Mafra só há 1 caso confirmado de paciente com a Influenza A (H1N1). O Setor de Vigilância Epidemiológica está mantendo posto de triagem junto ao Pronto Atendimento. Também no Núcleo Materno Infantil, localizado na rua Marechal Floriano Peixoto, as pessoas podem tirar suas duvidas e obter todas as informações necessárias sobre a nova gripe. O telefone para contato é 3642-6377.
Dúvidas podem ser sanadas também junto ao Ministério da Saúde, canal oficial para o tema, pelo telefone 0800 61 1997.
Informações úteis sobre Influenza A H1N1
Onde buscar informações em Mafra
– Se apresentar sintomas como febre alta, dor de cabeça, calafrios, cansaço, dor de garganta, tosse, Muco (catarro), dores musculares e ardência nos olhos procure o mais rápido possível uma unidade de saúde. Em Mafra, o Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, atende das 7 às 17 horas no Núcleo Materno Infantil. O telefone para contato é 3642-6377. Após as 17 horas e durante toda a madrugada, diretamente no posto de triagem do Pronto Atendimento.
Medidas simples para se prevenir contra Influenza A (H1N1)
%u25CF Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;
%u25CF Ao tossir ou espirrar cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável:
%u25CF Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
%u25CF Pessoas com qualquer gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração;
%u25CF Não usar medicamentos sem orientação médica;
%u25CFEm caso de gripe procurar a unidade de saúde mais próxima para diagnóstico e tratamento adequados.
Se estiver gripado, siga estes conselhos
– Cubra a boca e o nariz com um lenço quando tossir ou espirrar;
– Coloque o lenço usado no lixo;
– Se não dispor de lenço, tussa ou espirre no seu antebraço, não em suas mãos, que são importantes veículos de contaminação;
– Limpe as mãos depois de tossir ou espirrar, lavando-as imediatamente;
– Lave as mãos com água e sabão frequentemente, secando-as com papel toalha;
– Evite sair de casa enquanto estiver com sintomas de gripe;
– mantenha-se distante de locais com aglomerações de pessoas.