Projeto ambiental do CEMMA conquista 1º lugar em fase regional da Feira de Matemática

 

O Centro de Educação Municipal de Mafra – CEMMA conquistou o 1º lugar na categoria Ensino Fundamental – Séries Iniciais na fase regional da Feira de Matemática, realizada em Rio Negrinho, no início de novembro. Ela se classificou na etapa municipal com o projeto "Vivenciando a Preservação do Meio Ambiente na Escola"  que tem  como objetivo conscientizar a comunidade a respeito do impacto ambiental causada pelas sacolas plásticas jogadas no meio ambiente.

Conforme o projeto, uma cidade de médio porte, onde as pessoas dirigem-se  diariamente aos mercados, mercearias e quitandas da região e de onde levam seus mantimentos dentro de sacolas plásticas que se transformam em um sério problema ambiental, com a maioria delas indo para o lixo onde chegam a permanecer até 300 anos. Os alunos destacam ainda  que as sacolas que não vão aos lixos, acabam em rios, lagos, oceanos, bueiro e matas, poluindo o meio ambiente e matando os animais.

Para o desenvolvimento do projeto foram desenvolvidas várias atividades, trabalhadas de maneira interdisciplinar, na busca de soluções e  alternativas a fim de diminuir o uso das mesmas. Os professores orientadores aliaram para uma aprendizagem significativa, não só o repasse de conceitos, como a observação na prática, ampliando os conhecimentos.

 A fim de atingir o maior número possível de pessoas dentro do trabalho de conscientização, os alunos apresentaram o trabalho na Feira de Matemática fases Municipal (Mafra) e Regional (Rio Negrinho. E para dar continuidade ao projeto no ano de 2.010, o CEMMA em parceria com a Prefeitura Municipal de MAFRA, deverá levar seu trabalho à diversos segmentos da sociedade.

Segundo os coordenadores do projeto e direção da escola, "a qualidade de vida da população começa com pequenas atitudes, que irão fazer o diferencial e mostrar Mafra como exemplo de consciência ecológica dentro de Santa Catarina".