Cava na pedreira do São Lourenço interditada para banho

 

 

  • o A Prefeitura de Mafra solicita a conscientização das famílias moradoras nas proximidades para que não permitam que as crianças brinquem no local

 

A Prefeitura de Mafra está alertando a população moradora do São Lourenço quanto aos perigos dos banhos na cava que formou-se  junto à pedreira da localidade. A Secretaria de Obras esteve na área em questão na manhã de ontem (22) colocando placas, indicando que é proibido nadar e que a água está contaminada.

 

Com as constantes chuvas que tem caído no município nos últimos meses formou-se uma espécie de lago junto à pedreira do São Lourenço e tem sido utilizado como local de banho e lazer por crianças e adultos. Porém, além de perigosa pela profundidade, que em determinado local chega a 12 metros, a água está totalmente contaminada por metais pesados – resultantes dos explosivos – que segundo a secretaria são altamente cancerígenos. Além disso, um dos maiores perigos do local pode ser a ocorrência de afogamentos, como é comum se observar nas cavas em Curitiba. 

 

A Prefeitura já cercou o local, mas os banhistas insistem em utilizar a cava como local de lazer. A conscientização das famílias moradoras nas proximidades está sendo solicitada pela administração, pois, conforme orientações dos bombeiros, as cavas são locais potencialmente perigosos, que estão geralmente afastados de qualquer tipo de socorro e no fundo delas encontram-se metais pesados e vegetação, além de ter solo irregular.