Mafra inicia vacinação contra influenza H1N1

 

  • A primeira etapa é de imunização de profissionais que atuam na saúde

Começou nesta segunda-feira, 8 de março, a vacinação contra nova gripe, com profissionais da área de saúde e população indígena. O primeiro dia da imunização concentrou as ações no hospital São Vicente de Paulo, (pelo maior contingente de profissionais) mas as vacinas continuarão nesta primeira etapa somente no Núcleo Materno Infantil. Nas demais etapas, as vacinas serão aplicadas também nos postos de saúde e nos PSFs.

A Secretária de Saúde Maria Beatrice Reynaud dos Santos foi uma das primeiras a receber a vacina e chamou a atenção das pessoas para que fiquem atentas ao calendário de vacinação. Ela destacou a importância dos hábitos salutares de higiene. A enfermeira Cristiane Fontoura, funcionária do Hospital destacou a importância da vacinação para os profissionais. "Foi bom que pensaram em nós profissionais da saúde e deram a chance de nos imunizar-mos contra uma doença desastrosa e assim ficarmos mais confiantes para trabalhar com toda a população", declarou.

Primeira etapa – de 8 a 19 de março – deverão ser vacinados médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam em investigação epidemiológica.

Segunda etapa – de 22 de março a 2 de abril – incluirá gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos de idade e portadores de doenças crônicas, como obesidade de grau 3, asmáticos graves, diabetes, pessoas imunodeprimidas, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas, dentre outros. As mulheres que engravidarem após 2 de abril poderão receber a vacina até o final da campanha, em 21 de maio.

Terceira etapa – de 5 e 23 de abril – serão  vacinadas pessoas de 20 a 29 anos de idade. E de 24 de abril a 7 de maio receberão a vacina contra a nova gripe os idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal).

Etapa final – de 10 a 21 de maio, os adultos de 30 a 39 anos deverão ser imunizados.