Secretaria do Bolsa Família de Mafra inicia projeto "Dando Linha"

Projeto é  uma das ações do programa de fomento à Economia Solidária da Secretaria.

A Prefeitura de Mafra, através da Secretaria do Bolsa Família realizará no dia 14 de abril, às 19:30 horas, na sala de reuniões da Câmara de Dirigentes Lojistas, o lançamento do projeto "Dando Linha", uma das ações do fomento à Economia Solidária, que a Secretaria vem desenvolvendo dentro do programa "Estação Social" (Incubadora de Economia Solidária ).

O projeto Dando Linha atende hoje 12 mulheres beneficiárias do Bolsa Família, orientando e dando suporte e apoio técnico para a produção de roupas em lã. A perspectiva é de que no futuro o projeto atinja cerca de 70 pessoas. Tem por objetivo proporcionar condições para que essas famílias migrem de uma situação de vulnerabilidade para uma de cidadania efetiva, tornando-se parte da sociedade produtiva. "Nosso objetivo é acelerar o processo de erradicação da pobreza no município através da geração de trabalho e renda, por que estas pessoas precisam de oportunidades ", explicou a Secretária da Criança e Ação Social, Áurea Bastos Davet. Para tanto  "a parceria com o SEBRAE também fundamental, pois através do programa Empreendedor Individual estas mulheres e suas famílias terão a possibilidade de regulamentar seus  produtos e difundir sua produção em diversos pontos de venda", reforça a responsável pelo projeto Ariana Chagas.

O evento constará de apresentação para lojistas locais, dos produtos confeccionados pelas "artesãs", em desfile que terá como modelos, membros da sociedade mafrense, que se dispuseram a dar a sua contribuição, emprestando sua imagem, "para um projeto de alta inserção social e inovação na região", segundo informações do Secretário do Bolsa Família, Ivan Dutra.

Economia Solidária

O programa da Economia Solidária que a Secretaria do Bolsa Família de Mafra desenvolve em parceria com a Secretaria da Criança e Ação Social já conta com três ações em desenvolvimento, quais sejam, a organização da Cooperativa RECIVIDA, a organização da cadeia produtiva de estopa, a partir de sobras de tecidos de roupas doados pela Confecção Conduta e pela Confecção Açucena e o projeto Dando Linha.

Para estruturar o programa "Estação Social", a Procuradoria geral do município está elaborando a lei de regulamentação da Incubadora de Economia Solidária – que será a primeira do Estado de Santa Catarina – com base nas leis já existentes nas cidades de Osasco (SP), Porto Alegre (RS),  Marília (SP) e Campo Grande (MT). Para apoiar a abertura das discussões sobre o tema na cidade estará presente na próxima semana o Professor Doutor Anderson Arthur Rabelo, que é mestre em Tecnologia e Doutor em Engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor e Gerente de Incubadora de Empresas do CEFET-MG. Rabelo é reconhecido nacionalmente pelas propostas de inovação tecnológica, fomento a economia solidária  e tecnologia social  no Estado de Minas Gerais.