Incubadora Estação Social de Mafra começa produção de encomendas
Dando Linha
Novelos de lãs e fios de variadas cores, além de agulhas de tricô e crochê são os itens que compõem cada um dos 10 kits de materiais distribuídos na manhã de quarta-feira, no CRAS da Vila Solidariedade, pela Prefeitura de Mafra, através das Secretarias Municipais da Criança e Ação Social e do Programa Bolsa Família, às primeiras artesãs do Projeto "Dando Linha". Os materiais representam o suporte inicial que elas precisam para dar a arrancada na confecção das peças, da primeira encomenda feita por pessoas físicas, lojistas e empresas locais durante a apresentação do projeto, no mês de abril.
Os materiais começaram a ser utilizados para se transformar em blusas de inverno para uniformes de empresa, por exemplo. Segundo o Secretário Ivan Dutra, a ação é uma continuidade do projeto "Dando Linha" do programa de Incubadora "Estação Social". "Estamos apostando em vocês, apostando no que vocês produzirão e acreditamos que juntos poderemos desenvolver o trabalho que vai agregar cada vez mais renda às famílias", declarou.
A Secretária Municipal da Criança e Ação Social, Áurea Bastos Davet explicou que o grupo de mulheres artesãs está sendo qualificado para a produção. "A Prefeitura está dando o suporte inicial para que elas não precisem investir de imediato na compra dos materiais para a produção das primeiras encomendas", declarou.
Valorização
"Hoje vejo brotar os frutos de uma luta de anos e estou me sentindo muito valorizada, pois para minha vida vai representar muito essa ação da Prefeitura de Mafra", declarou Guiomar Valério, 51 anos, uma das incentivadoras do projeto e membro do Clube de Mães que semanalmente se reúne no CRAS da Vila Solidariedade.
"Dando Linha"
O projeto Dando Linha atende hoje 10 mulheres beneficiárias do Bolsa Família, orientando, dando suporte e apoio técnico para a produção de roupas em lã e linha. A meta é que o projeto atinja cerca de 70 pessoas participantes do CADUNICO e beneficiárias do Programa Bolsa Família. Tem por objetivo proporcionar condições para que essas famílias migrem de uma situação de vulnerabilidade para uma de cidadania efetiva, tornando-se parte da sociedade produtiva e formalizada. O projeto faz parte do programa da Incubadora "Estação Social".
"Estação Social"
A Incubadora Estação Social de Mafra tem o objetivo de acelerar o processo de erradicação da pobreza no município, através da criação de empregos, geração de trabalho e renda, igual acesso ao emprego, crédito e treinamento. Com a incubadora serão beneficiados as pessoas excluídas do mercado de trabalho por falta de formação e capacitação específica para ofícios, bem como as associações de classe e demais moradores da cidade que desejam qualificar-se profissionalmente nos cursos oferecidos.