Prefeitura de Mafra vai adquirir equipamentos para implantação da coleta seletiva no município

Com o objetivo de oferecer estrutura necessária para a operacionalização da coleta seletiva com a estruturação de um centro de triagem, armazenamento, limpeza e separação dos resíduos em Mafra, a Prefeitura Municipal vai adquirir diversos equipamentos como prensa hidráulica, empilhadeira manual, mesa de triagem, balança, carrinho para coleta, luvas de vaqueta, óculos de proteção, coletes de sinalização e máscaras, além de conjunto de lixeiras. Para aquisição desses equipamentos serão investidos um total de R$ 35.370,00, cujos recursos provêem do termo de Ajuste de Conduta da Rigesa.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente sugeriu ao Ministério Público o projeto "Aquisição de equipamentos para operacionalização da coleta seletiva e estruturação de um centro de triagem, armazenamento, limpeza e separação dos resíduos" para a aplicação destes recursos, que já estão disponíveis em conta da Prefeitura de Mafra e a aquisição dos equipamentos está em fase de adequação orçamentária para início do processo licitatório.

Conforme o projeto de implantação da coleta seletiva em Mafra a cidade produz várias toneladas de lixo no seu dia a dia e por falta de um programa de separação do lixo reciclável e de educação ambiental da população, esse volume de reciclável está sendo destinado para o Aterro Sanitário, comprometendo sua vida útil. Em Mafra existe desde 2001 a Associação Ecológica de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis – RECIVIDA.

Através do programa de estruturação de um centro de triagem, armazenamento, limpeza e separação dos resíduos a Secretaria Municipal do Meio Ambiente pretende estimular ações que visem oferecer infraestrutura para que a coleta seletiva seja uma realidade freqüente no município.