Mafra dá mais um passo para implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB)
• Em Mafra o plano envolve tratamento, canalização, distribuição de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e destinação de resíduos sólidos
A fim de cumprir a Lei n.º 11.445/07 que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, a Prefeitura de Mafra elaborou o Plano Municipal de Saneamento Básico que propõe as ações a serem adotadas pelo município para a melhoria da eficiência na prestação dos serviços e para a sua universalização.
O Plano já foi aprovado pelo Comitê Supervisor do Plano Municipal de Saneamento Básico de Mafra e nos próximos dias deverá se transformar em lei, após aprovação pela Câmara Municipal. O início efetivo dos das obras está dependendo apenas do licenciamento ambiental pelo IBAMA.
Segundo o Prefeito Jango Herbst, a implantação deste serviço mostra a preocupação do Executivo com a saúde pública e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. "Proporcionar o acesso da população ao sistema de esgotamento sanitário é um dos mais antigos anseios da população, nos 93 anos de Mafra. E o Executivo ciente da situação de ausência total de rede de esgotamento sanitário, busca dar início ao processo que refletirá em saúde para população". Para o Prefeito, é visível o crescimento da cidade, tanto demográfico quanto econômico, e o plano prevê a universalização destes serviços.
Em Mafra o plano envolve o tratamento, a canalização, a distribuição de água, o esgotamento sanitário, a drenagem urbana e a destinação de resíduos sólidos.