Educação promove curso de culinária alternativa

• curso "Aproveitamento integral de alimentos" incentiva o consumo de alimentos saudáveis pelo participante e seus familiares

Cerca de 130 profissionais que atuam na Educação do Município de Mafra, entre merendeiros e zeladores, participaram de 19 a 23 de julho do Curso de Culinária Alternativa – "Aproveitamento integral de alimentos", que teve por finalidade a educação nutricional, focando itens como alimentação saudável, alimentos funcionais, além de informações sobre nutrientes (gorduras, proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais, fibras) e cuidados na higiene e manipulação de alimentos. Este curso faz parte de uma parceria entre as Secretarias da Educação e da Criança e Ação Social, a qual ministrou o curso do Projeto Feijão com Arroz.

Vida saudável

A Secretária de Educação de Mafra, Marize Valério Braz de Oliveira destacou a importância de se proporcionar uma capacitação constante aos servidores, para além de aprimoramento do cardápio para enriquecimento da merenda escolar, ainda buscar formas alternativas para problemas de má alimentação e novos conceitos para uma alimentação saudável. "Além da atualização de conhecimentos, o curso proporciona a união, harmonia e o desenvolvimento das relações interpessoais".

A Secretária ressaltou ainda o cuidado não só com a manipulação dos alimentos, mas com a infraestrutura para preparação. "Proporcionar condições necessárias para a elaboração eficiente da alimentação escolar, através da distribuição de freezer, câmara fria, fogão, geladeira industrial, eletrodomésticos, demais equipamentos e utensílios, assim como a ampliação das cozinhas, é uma preocupação constante do Prefeito Municipal".

Curso

A palestra de abertura aconteceu no dia 19, no Cemma, com a nutricionista do Projeto Feijão com Arroz, Sandra Turnes Pasini Deolindo, que falou sobre a importância de se buscar alimentos ‘in natura', da região e da época e que, baseando-se nestes conceitos, uma alimentação saudável não é uma alimentação sem sabor e cara. Outros itens apontados pela nutricionista foram os 10 passos para uma alimentação saudável.

Nos demais dias as aulas foram práticas, nas quais os participantes também cozinharam receitas saudáveis e saborosas como panqueca de cenoura, bolo de legumes, strudel de banana e pão integral, e, além disso, aprenderam outras receitas da apostilas. O curso teve duração de 20 horas e os servidores que frenquentaram receberam certificado de participação.