Feira popular itinerante começa oficialmente em setembro
A Prefeitura de Mafra recebeu na manhã de terça-feira, 10, as barracas que serão entregues às famílias de produtores rurais que participarão da Feira Popular Itinerante, projeto que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Mafra através da Secretaria do Bolsa Família, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Ao todo são 18 barracas que serão divididas entre 36 famílias de agricultores familiares beneficiados, além de uma barraca para o projeto Dando Linha. A inauguração oficial da Feira Popular Itinerante será no dia 12 de setembro, durante os festejos de aniversário do município. A feira popular percorrerá os bairros da cidade, oferecendo diretamente do produtor todos os tipos de hortifrutigranjeiros, além de artesanato, embutidos, bolachas, pães e biscoitos.
O Prefeito Jango Herbst considera que o projeto será de grande alcance social, pois facilitará o acesso a alimentos saudáveis e de qualidade às famílias moradoras nos bairros, além de incentivar o consumo de frutas, hortaliças e demais produtos naturais para a população em geral, produzidos pelos agricultores mafrenses.
Feira Popular Itinerante
O Projeto da Feira Popular Itinerante conta com recursos no valor de R$ 140 mil, do MDS para a aquisição de barracas, balanças, refrigeradores, uniformes e capacitação dos produtores. Deverá contemplar os bairros do município de Mafra assistidos pelo Programa Bolsa Família e toda a população mafrense.
Possui os seguintes objetivos básicos:
– proporcionar a inserção do agricultor familiar no mercado de trabalho, bem como possibilitar a geração de renda e disponibilizar alimentos produzidos agro ecologicamente;
– proporcionar à população vulnerável produtos de baixo custo e destinar o excedente dos produtos da feira para o Banco de Alimentos do Município, eliminando assim o desperdício.
Mafra está entre os 22 municípios brasileiros escolhidos em 2009 para a implantação do Programa "Feiras Populares". Naquele ano, de Santa Catarina, outro município escolhido foi Campo Alegre. São parceiros do projeto a Secretaria Municipal da Agricultura, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar, a COARPA e ACEPAM .