Implantação da coleta seletiva em Mafra começa a ser preparada
A Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano abriu processo de licitação para a aquisição de equipamentos destinados a concretização da coleta seletiva e estruturação de um centro de triagem, armazenamento, limpeza e separação dos resíduos em Mafra. O processo foi autorizado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA. A licitação está marcada para o dia 13 de setembro, às 9 horas, na sala de pregões da Prefeitura.
Para aquisição dos equipamentos – como prensa hidráulica, duas mesas de triagem, 1 balança, 10 carrinhos para coleta – serão investidos um total de R$ 31.610,65, cujos recursos provêem do termo de Ajuste de Conduta da Rigesa, depositados no Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente – FUMDEMA.
Produção diária
Conforme o projeto de implantação da coleta seletiva em Mafra a cidade produz várias toneladas de lixo no seu dia a dia e por falta de um programa de separação do lixo reciclável e de educação ambiental da população, esse volume de reciclável está sendo destinado para o Aterro Sanitário, comprometendo sua vida útil. Em Mafra existe desde 2001 a Associação Ecológica de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis – RECIVIDA.
Através do programa de estruturação de um centro de triagem, armazenamento, limpeza e separação dos resíduos a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Secretaria do Bolsa Família pretendem estimular ações que visem oferecer infraestrutura para que a coleta seletiva seja uma realidade freqüente no município.
Mais informações sobre o processo licitarório – pregão presencial nº. 157, no site http://www.mafra.sc.gov.br/, no link licitações.