Academias da 3ª idade lotam as praças nos horários matinais
- Para participar da academia ao ar livre, basta os idosos comparecerem ao local. É livre, gratuito e as inscrições são feitas na hora.
As academias da 3ª idade, instaladas nas praças Lauro Muller e do Fórum estão funcionando quase em sua capacidade máxima. Ao todo o projeto envolve cerca de 350 idosos. Somente na Praça do Fórum são entre 230 e 250 idosos que fazem os exercícios nos equipamentos distribuídos. Segundo informações dos orientadores Mario César Garcia Filho e Kamila Krajewsky as aulas no período da manhã na Praça do Fórum estão lotadas, sobrando vagas apenas no horário das 9:30 às 10:30 horas. No período da tarde há mais horários disponíveis, principalmente das 15:30 às 16:30 e das 16:30 às 17:30. Na Praça Lauro Muller, no alto de Mafra, no período da manhã os horários também estão lotados. Há vagas apenas nos horários das 16:30 às 18:00. Para participar da academia ao ar livre, basta os idosos comparecerem ao local. É livre, gratuito e as inscrições são feitas na hora.
As vantagens da prática regular de exercícios físicos na 3ª idade foi destacada pelo orientador, que disse serem visíveis os resultados. "Vemos dia a dia a evolução de cada um, tanto na parte de flexibilidade como equilíbrio, bem como no caso de hipertensão", destacou. Segundo ele os exercícios são importantes para a qualidade de vida das pessoas em geral e principalmente para os idosos. Os participantes fizeram avaliação física no início das atividades e deverão repeti-la ainda este ano, além de fazerem exames de sangue gratuitos.
Exercício para corpo e mente
A aposentada Sibila Ribeiro dos Santos, de 61 anos, que freqüenta a academia desde sua inauguração, em março deste ano, disse que ela (academia) é muito boa tanto para o corpo como para a mente. "Exercitamos corpo e a mente e ainda fazemos amizades novas, conversamos, brincamos muito", declarou salientando que hoje se sente com mais força e tem um bom alongamento. Disse ainda que viu melhora inclusive no seu problema de tireóide.
A mesma opinião é compartilhada por Eristelia Sereno Jungles, de 53 anos. Também está há 8 meses na academia e disse que mudou muito e para melhor. "Acho muito bom mesmo. Antes eu não conseguia levantar direito, hoje tenho muito mais disposição e agilidade", explicou.
Combate à inatividade
Mafra conta com duas academias da terceira idade ao ar livre, uma na praça Lauro Muller e outra na Praça do Forum. Elas surgiram da preocupação com a inatividade física e o aumento substancial do número de indivíduos idosos no município. É fruto da parceria entre a Prefeitura de Mafra (Programa Mafra em Forma da Secretaria Municipal de Saúde), a Unimed, (Projeto Viver) e a Universidade do Contestado (Núcleo de Educação Física), com apoio da Concessionária Maxicar.