Mobilização quer chamar a atenção para os cuidados com a saúde

 

Alunos do 5º ano e professores do  Centro de Educação Municipal de Mafra desenvolvem desde o ano passado alguns projetos relacionados ao meio ambiente e neste ano, realizarão a 1ª Mobilização em favor da  Saúde e Meio Ambiente. O evento acontecerá no dia 16 de novembro, próxima terça-feira, das 14 às 16 horas, na Praça Lauro Müller e constará de atividades envolvendo o projeto Educanvisa – com medição da pressão arterial,  teste de glicemia e conscientização para a não auto medicação – e o projeto Ecobeg – de troca de sacolas plásticas por retornáveis (as primeiras 100 pessoas que levarem 50 sacolas de plástico cada,  trocarão por uma sacola retornável) , além da entrega de mudas de Imbuia, doadas pela Rigesa, de pedágio – para distribuição de  folders de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e distribuição de lixocar (sacos para lixo para o automóvel).

Neste ano também aconteceu internamente o concurso de frases e desenhos sobre o tema. A intenção dos coordenadores da I Mobilização vai além da conscientização dos alunos. "Queremos atingir a comunidade de um modo geral", explicaram e destacaram que "a maior responsabilidade dos estudantes mafrenses é a de se envolver com a aprendizagem de forma reflexiva e expansiva à sua comunidade". Elas buscam esclarecer a população sobre a questão ambiental e esperam conseguir que o município  também crie, em breve, a sua própria lei proibindo o uso de sacolas plásticas pelo comércio.

A I Mobilização em favor da Saúde e Meio Ambiente é uma realização de cerca de 100 alunos do 5º ano do CEMMA, orientados por seus professores, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária do Município e Rigesa, através do Projeto Paca. Embora o evento seja coordenado pelos alunos do 5º ano, a mobilização atinge a todos os cerca de 1300 alunos do CEMMA.