Alunos propõem substituição de sacolas plásticas por sacolas permanentes
"Sua atitude escolhe o seu futuro". A frase do aluno Marcelo W. Fcheffel, da 3ª série dos 9 anos do Centro de Educação do Município de Mafra – CEMMA resume os objetivos do projeto "Ecobag", que propõem a redução do uso de sacolas plásticas, substituindo-as por sacolas retornáveis. O Projeto desenvolvido por alunos do 5ª ano/9 teve seu ponto alto na tarde da ultima terça-feira, dia 16 de novembro, na Praça Lauro Muller, durante a I Mobilização em Favor da Saúde e Meio Ambiente.
Com faixas explicando que "quanto menos sacolas plásticas você utilizar mais qualidade de vida o meio ambiente vai te dar", os alunos fizeram um pedágio junto ao semáforo da praça Lauro Muller e distribuíram "ecobags" (porta lixo para carros) com a finalidade de sensibilizar a população quanto a importância da eliminação das sacolas plásticas. Simultaneamente, foram distribuídos panfletos com desenho de Nicolas Schelbauer, da 5ª/9, sensibilizando quanto ao uso de sacolas reutilizáveis e a importância da preservação da cidade limpa.
No mesmo evento, outros alunos do 5º ano trabalharam o projeto Educanvisa em parceria com a Vigilância Sanitária, que objetiva alertar a população sobre os perigos da auto medicação. Os alunos fizeram uma enquête com a população, sobre o uso racional de medicamentosos.
Refletir e conscientizar
As ações foram idealizadas pelas professoras das 5ªs séries, Carmem da Costa e Solange Ogg, com o projeto Ecobag, com apoio das professoras Suzimery Peters e Rosangela Garcia (projeto em parceria com a Vigilância Sanitária). Elas buscam através dos projetos, conscientizar os alunos sobre as questões ambientais, envolvendo-os com a aprendizagem de forma reflexiva e posteriormente, atingindo a comunidade.
As alunas Maria Eduarda e Juliana, ambas com 10 anos e freqüentando a 5ª série do CEMMA, participaram da mobilização distribuindo as sacolas retornáveis. Elas explicaram a importância da mudança de atitude, destacando pontos negativos do uso das sacolas plásticas: "eles poluem as matas e as cidades, entopem bueiros podendo causar enchentes nas cidades, poluem os rios e matam os animais, que confundem as sacolas com alimentos", explicaram.
PACA
Como parte do evento, o coordenador do Projeto PACA, Nizio José Zibetti – representante da empresa Rigesa, de Três Barras, que desenvolve o programa de educação ambiental "Aprendendo com a árvore" – e parceira do CEMMA nesta mobilização – falou da importância do trabalho respeitando o meio ambiente. O Projeto PACA é desenvolvido há 15 anos e hoje atua em 17 municípios envolvendo 170 escolas com projetos ambientais. E, para as escolas mafrenses que participam do projeto, entregou uma muda de Imbúia. Essas escolas fazem parte da "Trilha da Biodiversidade", que busca a integração e aproximação entre as escolas que participam do projeto PACA.