Festa junina do Projovem Adolescente e da APAE de Mafra levou alegria para todas as idades

 

 

Manhã e tarde foram dedicadas à integração entre adolescentes e portadores de deficiência, acompanhados de dança, quadrilha, música e comidas típicas

O Projovem Adolescente da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social de Mafra promoveu em parceria com a APAE – Instituição Especializada em Educação Especial Irmã Inês -, na última quinta-feira, 14, o "Arraial Social", uma festa junina com decoração, música e comidas típicas que chegou a reunir cerca de 300 pessoas no Salão da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (igreja Ucraniana).

Integração

A inclusão social é um desafio para as escolas, educadores, instituições e famílias. Vários programas e ações propõem uma nova visão da realidade, dando acesso e inserindo todos os indivíduos na sociedade. A Secretária da Criança e Ação Social de Mafra, Áurea Bastos Davet, explicou durante a festa que a Ação Social estimula a integração entre programas, projetos e ações desenvolvidos na sociedade como esta da festa junina entre Projovem e APAE. "Esta ação faz com que os adolescentes troquem experiências de vida, conheçam e aprendam novos valores de cidadania", disse. Ela acrescentou ainda que este evento possibilitou "exercitar a convivência com as diferenças".

Para a Assistente Social da APAE, Janete de Oliveira Almeida, os portadores de deficiência necessitam da convivência com outras pessoas e em outros ambientes. "Eles precisam dessa interação com os jovens e por outro lado, o adolescente do Projovem conhece e convive com outra realidade", disse.

Dentre os convidados, os secretários municipais Crisley Fuchs Valério (Fazenda e Planejamento) e Rodney Luiz Medeiros (Administração) que passaram pelo local para prestigiar mais este evento de integração.