Oficina do Empreendedor reuniu mais de 100 interessados em começar seu próprio negócio ou administrá-lo melhor
• Evento foi realizado através de parceria entre Prefeitura de Mafra, SEBRAE, ACIM e CDL
Iniciar ou administrar seu próprio negócio. Esse foi o tema da "Oficina do Empreendedor Sebrae – Iniciando e administrando o próprio negócio passo a passo" realizada no último sábado, 13, através da parceria entre a Prefeitura de Mafra, SEBRAE, ACIM (Associação Comercial e Industrial de Mafra) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).
O curso, direcionado a quem buscava orientações para abertura de novos negócios, empresas recém-estabelecidas e pessoas que atuam na informalidade, reuniu mais de 100 interessados que puderam escolher entre as oito oficinas oferecidas e ainda ter atendimento individual por consultores.
Empreender
Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emerson Maas, a oficina teve o objetivo de fornecer aos empresários mafrenses condições de serem competitivos no mercado atual. "Questionei que tipo de incentivo poderia ser oferecido a este empresário, e concluí que o melhor incentivo é a informação de como melhorar seu negócio, aumentar suas vendas, conquistar novos mercados", disse.
Ele ressaltou também o atendimento por consultores. "Eles estão prestando auxílio no que tange a início de empreendimento, o melhor tipo de atividade, se é ou não viável para quem pretende ter ou já tem seu próprio negócio".
Incentivo
Vendo a participação de interessados, o Secretário concluiu que abrir uma nova empresa em Mafra é uma boa oportunidade de investimento. "Sempre é bom ser dono do próprio negócio. Por isso é bom avaliar que tipo de negócio a pessoa vai constituir. Em Mafra criamos uma lei de incentivo para as empresas que querem se instalar no município ou constituir novas. Temos incentivos tributários que podemos oferecer", explicou.
O Secretário colocou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico à disposição de interessados em novos negócios, para buscarem informações ou esclarecerem dúvidas.
Novos empreendedores
Olávio Vladimir de Brito, empresário que administra uma fábrica de estopa de fio, veio à oficina para buscar conhecimento e inovar no mercado. Ele participou de várias oficinas e disse que "o conhecimento é a base para o empreendedor". Ele ressaltou ainda que uma das principais dificuldade dos empreendedores hoje é o capital de giro. "A minha área é vender e eu não consigo administrar e as oficinas vão ajudar muito nessa questão", completou.
Já Ivana Raquel Dedritchuk, engenheira agrônoma, participou das oficinas por que pretende abrir seu próprio negócio. "Preciso me qualificar para não ter problemas futuramente de investir meu dinheiro e não ter retorno financeiro", disse. Ele comentou que seu empreendimento será na área de paisagismo e jardinagem. "Essa é uma área que já conheço, então me sinto mais preparada para trabalhar", conclui, lembrando ainda que vem buscando qualificação, visitando feiras e fazendo pesquisa de mercado para abrir seu negócio com mais segurança.