MDS antecipa pagamento do Bolsa Família para 96 municípios de Santa Catarina, incluindo Mafra

 

 

Os beneficiários do Programa Bolsa Família de 96 cidades de Santa Catarina, incluindo Mafra, atingidas pelas chuvas dos últimos dias podem sacar o benefício de setembro e outubro nos primeiros dias de pagamento, fora da data prevista no escalonamento anual. A decisão do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) de flexibilizar o cronograma normal de pagamento, que ocorre nos dez últimos dias úteis do mês, tem por objetivo reduzir o impacto da tragédia provocada pelas chuvas sobre a região.

Para os estados que vão seguir o calendário normal, o pagamento deste mês só terminará no dia 30. O saque é feito de maneira escalonada em dez grupos, divididos conforme o final do Número de Identificação Social (NIS). Pela regra, as famílias com NIS de final 3 receberiam o benefício dia 21 de setembro. As famílias com final 9 só poderiam sacar no dia 29 de setembro.

Com a antecipação do calendário, todas as famílias desses municípios podem sacar seus benefícios referentes a setembro imediatamente, e, em outubro, todos os benefícios poderão ser sacados a partir do dia 18.

O MDS e a Caixa Econômica Federal tomaram medidas para que o beneficiário que tenha perdido todos os documentos, inclusive o cartão do Bolsa Família, tenha acesso aos recursos. Em Mafra, quem estiver nessa situação deve procurar a Secretaria do Bolsa Família e Secretaria da Criança e Ação Social para obter uma declaração especial de pagamento e assim poder sacar o benefício na Caixa. Esse documento é válido por 60 dias. No caso de beneficiário analfabeto, o documento será identificado pela sua digital.

O benefício varia de R$ 32 a R$ 306, de acordo com o perfil de renda e a quantidade de crianças e adolescentes de até 17 anos. Os beneficiários sacam os valores nos postos de atendimento da Caixa Econômica Federal com cartão e senha pessoal.

 

Fonte: Ascom/MDS
www.mds.gov.br/saladeimprensa