Transito é tema de reunião

Segurança. Esse foi o tema que pautou a reunião entre membros do Departamento de Trânsito do Município de Mafra (DETRAMM) e da Guarnição Especial de Mafra da Polícia Militar. Na reunião, na última terça-feira, 22, foram discutidas questões relativas ao trânsito de Mafra, abrangendo a segurança e a fiscalização de trânsito no município. Desde o início do ano de 2010, o Prefeito Jango Herbst determinou à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e ao departamento de trânsito a execução de todas as medidas cabíveis relativas à segurança nos veículos de transporte escolar e de taxi.

Transporte escolar

O Diretor do Departamento de Trânsito da Prefeitura, Haroldo Heyse, começou a reunião explicando sobre a situação dos permissionários de transporte escolar do município. Ele falou da obrigatoriedade do veículo circular com o selo de inspeção. "Nossa preocupação é com a segurança da criança e, sobretudo, fazer com que se cumpram os artigos 136 e 139 do Código de Trânsito Brasileiro, que dizem que a inspeção deve ser semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança", ressaltou. Ele explicou ainda que a autorização para circulação nas vias é emitida pelas Ciretrans/Citrans.

O diretor pediu à Polícia Militar apoio na questão da fiscalização para coibir a circulação de veículos de transporte escolar que não tenham passado pela inspeção. Segundo Haroldo Heyse, a última foi em julho e a próxima será em janeiro de 2012. Para facilitar a identificação, o diretor deixou com a Polícia Militar uma relação dos permissionários que realizam transporte escolar. O Tenente Fernando Luiz Lopes disse que vai colaborar, no sentido de "autuar o permissionário que não estiver em dia com inspeção veicular".

Táxis em Mafra

Também entrando na questão de segurança o diretor de trânsito falou sobre o Decreto Municipal nº 3433, de 19 de setembro de 2011, que dá nova identidade aos táxis do município, como faixas laterais. Tais exigências, segundo o DETRAMM, visam proporcionar aos que utilizam essa modalidade de transporte, um diferencial ao serviço prestado. "Vai auxiliar para o usuário saber quem é o taxista que presta o serviço de utilidade pública e vai ter as informações para o caso de reclamações", afirmou Haroldo Heyse. Ele também explicou que ainda existem algumas irregularidades neste tipo de transporte, como veículos particulares prestando este serviço, veículo com condutor que não é o permissionário, veículos sem faixas (prazo para adequação venceu em 13 de novembro), entre outros. Haroldo também entregou à Polícia Militar a relação de pontos de táxis no município, o nome do permissionário, telefone e placa do veículo, para facilitar o trabalho da polícia na necessidade de abordagem.

Sinalização semafórica

Mais um assunto abordado na reunião foi quanto a sinalização semafórica no alto de Mafra. Haroldo Heyse explicou que numa primeira etapa foi feita a substituição dos grupos focais dos semáforos por led. A próxima é instalar semáforos para pedestres e realizar alteração do tempo de abertura e fechamento dos semáforos para veículos. "Desde 2001 temos o mesmo tempo e este já não condiz com o fluxo atual de veículos circulantes no município, gerando congestionamento nos cruzamentos", disse Haroldo. Ele pediu auxílio à Polícia Militar quando forem ocorrer estas mudanças no trânsito. "Peço novamente o apoio e agradeço o auxílio da PM que sempre prontamente nos atendeu".

Ao final, o Tenente Fernando Luiz Lopes, reafirmou a importância da pareceria entre Prefeitura e Polícia Militar nas questões relativas à segurança no trânsito e agradeceu a presença e as informações prestadas pelo diretor de trânsito.