Secretário explica obras de esgotamento sanitário na Felipe Schmidt

 

 

As obras de instalação da rede coletora de esgoto na rua Felipe Schimidt, iniciadas neste mês, tem gerado muitas especulações à respeito da capacidade e competência do planejamento do Executivo Municipal.

Conforme o exposto pelo Secretário Municipal de Administração de Mafra, Dr. Allan Leon de Mello, é natural que o recorte do asfalto novo, para a realização das obras de saneamento somado a desinformação quanto as razões que levaram a esta ordem dos fatos, sugiram possíveis falhas de planejamento da Prefeitura, o que não corresponde a realidade.

Segundo Allan, a diferente fonte dos recursos para a realização das obras de recapeamento asfáltico (Governo Federal / Ministério do Turismo) e do esgotamento sanitário (Governo Federal / Ministério das Cidades) submeteu o Município ao cumprimento dos prazos e condições específicas de cada ente, não havendo portanto, possibilidade de sincronia entre os dois planos de trabalho.

O município por sua vez buscou ao máximo alinhar os dois cronogramas, inclusive solicitando a reprogramação do projeto de recape da Felipe Schimidt junto ao Estado, objetivando a realização primeira das obras de esgotamento sanitário. Porém a demora de cerca de três anos para a liberação da licença ambiental por parte do IBAMA, necessária ao início das obras de saneamento, obrigou o município a iniciar o recape asfáltico da Felipe Schimidt em janeiro de 2011, sob pena de perda dos recursos pelo término do prazo final para sua aplicação.

A fim de minimizar os danos causados em virtude da burocracia do órgão ambiental, o município está empenhado na recuperação do asfalto e conta com a compreensão da população para a boa realização desse processo, que necessita de um período de aproximadamente dez dias, para que o solo mexido, assente e esteja em condições de receber novo asfalto, evitando a formação de cavidades na rua.

Desta maneira, informa o Secretário, a Prefeitura dentro em breve estará recuperando o asfalto que durante muitos anos foi uma das principais reivindicações da população mafrense, conquistada agora, na administração do Prefeito Jango.