Obras de implantação da rede coletora chegam ao final da Felipe Schmidt

 

Uma das fases consideradas como das mais complicadas da implantação da rede coletora de esgoto no centro da cidade de Mafra – que é a da Rua Felipe Schmidt – está praticamente concluída. As obras chegaram à Praça Lauro Muller no final da semana e, na avaliação dos responsáveis pelas obras, essa fase transcorreu bem e rápida  apesar dos transtornos criados no trânsito e na vida das pessoas, transtornos inerentes à obras dessa natureza. 

A implantação da rede na Rua Felipe Schmidt era considerada  como uma tarefa de difícil execução, em razão do comércio local e do grande fluxo de veículos que trafegam diariamente pela via.  "Essa era uma preocupação que passou.  Agora  as atenções voltam-se para outro ponto crítico,   talvez o mais polêmico, que é a saída da Ponte Rodrigo Ajace", destacou a Assistente Social que coordena o programa socioambiental do esgotamento sanitário, Valéria Grossl.

As previsões são de que quando as obras chegarem à esse ponto da cidade, elas vão mexer com a vida de duas cidades, o que poderá gerar muitos descontentamentos.  Para tentar amenizar as conseqüências,  equipes da Casan (responsável pela obra), da empresa Itajuí  (que realiza a obra) e da Prefeitura estão estudando a melhor maneira para tentar causar o menor impacto possível na vida dos riomafrenses.  Algumas mudanças temporárias no trânsito estão sendo estudadas, bem como as datas em que a população será menos atingida.  Para essa etapa a participação e acompanhamento da Polícia Militar para controlar o trânsito será requisitado,  explicam.

Falhas devem ser comunicadas

Desde o dia em que começaram as obras de esgotamento sanitário em Mafra, em  17 de outubro, pela Rua Vitor Celestino de Oliveira,  a empresa Itajuí  já efetuou  35 % da rede coletora da Bacia 4,  conforme dados fornecidos por Felipe João Cavalheiro, Engenheiro Sanitarista e da Casan, responsável pela  obra.

Ele explicou que os reparos nas pavimentações exigem um tempo específico de espera para que o solo possa assentar.  Após realizados os reparos  explicou que as pessoas podem entrar em contato com a Casan, sempre que considerarem que houve falhas.  "Após a execução dos trabalhos de recuperação das vias, a empresa irá fazer um pente fino em todos os consertos para verificar se há algum problema, mas as pessoas podem adiantar  pedidos de revisão dos reparos, agilizando o conserto,  entrando em contato com a Casan pelo telefone  3642-5022", explicou.

Comerciantes apóiam a obra

 A implantação da rede coletora  na rua Felipe Schmidt teve início em meados de fevereiro deste ano e a obra causou muita preocupação no comércio local.  Porém,  os trabalhos tiveram  término antes do movimento do dia das mães e o benefício tem sido valorizado em detrimento aos transtornos.  

A Proprietária  da Farmais, Rosane Banach  avaliou como uma obra bem tranqüila. "O que foi prometido aos comerciantes em reunião anterior foi cumprido e tivemos o mínimo de desgaste possível", afirmou.  Ela considerou que os transtornos em uma obra desse porte são inevitáveis , porem  disse ter notado uma preocupação dos executores em não atrapalhar o movimento do comércio, "como foi feito".  Segundo Rosana as pessoas sabem da importância que o esgotamento sanitário tem para a saúde do município considerando que os transtornos foram para um bem maior.

A sócia proprietária da Loja Estilo H, Dirlene Olivia Contes Eremeta afirmou que no momento da execução  a obra causou transtornos  pelo fato de terem parado o trânsito. Porém destacou que  os benefícios  que acarretarão para a cidade compensarão esses transtornos.  A mesma opinião foi compartilhada pela funcionária Sonia Campos. "A gente não consegue visualizar a obra, mas  sabemos que vai ser para uma melhora socioambiental".  Ela elogiou a atuação da empresa que classificou como rápida e eficiente.

O proprietário de uma  lanchonete na Felipe Schmidt, Marcelo Matoso  avaliou a obra hoje como   50 por cento boa. Ele disse que ainda há alguns problemas nos consertos em certa altura da via.  Segundo ele o esgotamento prejudicou um pouco a parte do comercio  mas superou as expectativas quanto ao trabalho da equipe, que foi bem realizado  e em tempo rápido. Ele disse estar na expectativa da ligação à rede.