Meio ambiente é tema de estudos e trabalhos para escolas

O "Meio ambiente" tem sido tema trabalhado das mais variadas formas pelas escolas da rede municipal de ensino de Mafra. E durante esta semana, em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, o tema recebeu atenção especial, com professores e alunos  dedicando especial atenção à discussão de problemas relacionados ao consumismo, sustentabilidade, destino do lixo, entre outros, tendo como finalidade a qualidade de vida.

A Secretaria Municipal de Educação diz que o objetivo é formar uma nova consciência em relação ao respeito para com a natureza. "Sabemos que quando discutimos sobre problemas existentes, refletimos e buscamos novas ações, mudamos o comportamento. As crianças de hoje são os cidadãos de amanhã, que poderão construir um mundo melhor", explicam os orientadores.

Nesse sentido, os alunos da rede municipal de ensino já desenvolvem diversos trabalhos relacionados ao tema Educação Ambiental, formando uma nova consciência. Dentre esses projetos destacam-se o Projeto "Paca", em parceria com a Rigesa, o Projeto "Socioambiental", com a Prefeitura de Mafra, o Projeto "Viva o Meio Ambiente", em parceria com a Autopista Planalto Sul e o Projeto "Se essa rua fosse minha", em parceria com o DETRAN.

Plantando o Saber

Um dos exemplos de trabalhos relativos ao meio ambiente é o Projeto "Plantando o Saber", desenvolvido pela escola municipal Avencal do Santinho, com alunos da Educação Infantil ao 5º ano. O projeto visa conscientizar as crianças sobre a importância de se ter atitudes ecologicamente responsáveis para preservar o meio ambiente,  abordando a importância da coleta seletiva do lixo, do reaproveitamento e reutilização em sala de aula. Também promove uma alimentação mais  saudável, através da horta escolar.  (Foto 3)

"O interessante é que o aluno crie responsabilidades em torno de tudo que diz respeito à natureza e também ao lugar em que vive,  como a escola ou a sua casa", destacam os professores, salientando que o projeto mostra que atualmente, a maioria dos produtos que consumimos,  vêm embalados com papelão, plástico ou isopor. "Vivemos numa sociedade do descartável e, a cada dia que passa, o volume de lixo deixado pela população aumenta exageradamente", explicam.

Meio Ambiente não tem cópia preserve o original

Outro exemplo é o projeto "Meio Ambiente não tem cópia preserve o original", desenvolvido pelo Centro de Educação Infantil Anjo da Guarda. O Projeto busca despertar os alunos para que possam não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade. Visa ainda despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade.

Para execução do projeto, que acontece durante todo o ano letivo,  diversas ações são propostas, contando sempre com a parceria das famílias, tais como:

• ü Coleta do lixo que pode ser reciclado;
  • ü Coleta para reutilização do óleo de cozinha, em parceria com a Afubra;
  • ü Formação de grupo de dança com o Tema: Carta de 2070;
  • ü Releitura de obras de artes com o tema "Meio Ambiente", de Romero Britto;
  • ü Moda do luxo com o lixo, usando material reciclável;
  • ü O Caminho do Lixo – descobrindo o trajeto feito pelo lixo, de casa até o destino final;
  • ü Criação de jogos que falem sobre o meio ambiente, além da reutilização dos materiais;
  • ü Busca de receitas alternativas para reaproveitamento de cascas, sementes etc;
  • ü Produção receita do sabão de pedra, por pai de alunos do 5º ano;
  • ü Brincando também se aprende – construção de brinquedo reutilizando o material reciclável, apresentado na feira do Meio Ambiente;
  • ü Passeio na CASAN, conhecendo o caminho da água até as casas para conscientizar os alunos sobre o consumismo e o desperdício em relação a água;
  • ü Conhecendo o solo, o que se pode fazer para que o solo continue produzindo;
  • ü Dois lixeiros em sala de aula que estimulam a conscientização do educando, em começar a separar;
  • ü Coleta de pilhas usadas, para conscientizar as famílias quanto a destinação correta do material.