Reunião entre Executivo e CDL ressalta anseios da classe
A importância de reunir lideranças da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Poder Executivo para debater os problemas que trazem intranqüilidade aos lojistas ficou evidenciada no encontro entre associados da entidade e o prefeito, realizado na sede da CDL, na última terça-feira, 26. Foram duas horas de questionamentos sobre posicionamento da gestão municipal quanto a melhorias nas marginais da rodovia BR 116, manutenção da BR 280 – estrada do Butiá e as condições de trafegabilidade nas vias urbanas.
O prefeito ouviu as reivindicações e disse ser solidário as preocupações dos lojistas, entretanto ressaltou que a pavimentação das marginais da BR 116 é de responsabilidade exclusiva da concessionária que administra o trecho, a Autopista Planalto Sul, a qual tem contrato com o Governo Federal para explorar a rodovia nesta localidade e fazer a necessária manutenção da pista e marginais. Representantes da CDL ressaltaram a importância econômica entre o trecho do Km 4,5 ao Km 10, onde passam diariamente 1500 veículos e as diversas empresas instaladas neste perímetro proporcionam 1131 empregos diretos e 2500 indiretos, tendo gerado o faturamento de R$ 473 milhões no ano de 2011. "O município não pode investir no local, é área privatizada", ressaltou, sugerindo aos empresários que participassem de uma reunião que será agendada com diretores da Autopista junto ao Executivo, para tratar da questão. "Precisamos estar unidos para reivindicar melhorias para Mafra", destacou.
Outro ponto de debate, a manutenção da estrada no trecho entre o trevo da BR 280 e a estrada do bairro Vila Nova, recebeu atenção especial por parte do prefeito que salientou que a Prefeitura irá elaborar projeto para asfaltar o trecho e buscar recursos financeiros em Brasília para elaboração e conclusão das obras. O ano de 2012 corresponde a um ano eleitoral e as leis brasileiras dificultam que obras sejam iniciadas neste período do ano. "Infelizmente o Brasil praticamente para em ano eleitoral", lembrou.
Por último, as condições de trafegabilidade pelas vias urbanas foram destacadas durante a reunião. O Prefeito enfatizou que está viabilizando o recapeamento de ruas por onde está sendo implantado o sistema de esgotamento sanitário e está na expectativa de que a Câmara de Vereadores aprove a liberação de R$ 2.8 milhões para realização da obra. Os recursos são oriundos do FUMSAB – Fundo Municipal de Saneamento Básico.
IPTU – Durante o encontro, o Prefeito ressaltou que a expectativa de arrecadação do referido imposto para 2013, gera otimismo. Segundo ele, a devolução de valores pagos pelos contribuintes, acima do índice inflacionário nos anos de 2010 a 2012 não afetará os cofres da Prefeitura, pelo contrário. O Prefeito justifica que será a oportunidade do munícipe de regularizar débitos existentes.