Viajantes recebem vacina contra Febre Amarela e informações sobre

 

Com a aproximação do período carnavalesco e como forma de  informar e prevenir o viajante  sobre diversas  doenças, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu na última quinta-feira, 24, das 8 horas ao meio dia,  um pedágio na BR 116, KM 1, junto ao Posto Fiscal, para vacinação contra Febre Amarela  e distribuição de folders educativos e preservativos.  A movimentação na BR 116 foi  uma ação em parceria entre a Prefeitura de Mafra- Secretaria Municipal de Saúde e a Polícia Rodoviária Federal, com apoio da Autopista Planalto sul, da Associação Filantrópica Poetas  Positivos e das Agentes Comunitárias de Saúde do Jardim América.

 

"Estamos intensificando o trabalho de imunização contra febre amarela para viajantes  e aproveitando o momento para reavivarmos as formas de prevenção à hanseníase e as doenças sexualmente transmissíveis, distribuindo preservativos  e ainda  orientando sobre  HIV/AIDS",  explicou a diretora do Núcleo Materno Infantil, Claudia Yshii. Ela lembrou que  as ações também fazem parte da  semana comemorativa ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase e  de prevenção para o período de Carnaval, quando se observa o aumento do contágio de doenças sexualmente transmissíveis.

 

Importante é a prevenção

 

Representando a Polícia Rodoviária Federal e coordenando a ação pela instituição,  a enfermeira  Elizabete Maia explicou que  para a PRF é muito importante estar presente em  ações de prevenção como a realizada. "Sabemos que apesar dos pequenos transtornos provocados pela ação na viagem dos motoristas, o  objetivo final é mais  importante", afirmou.

 

Os Motoristas que trafegavam  pela BR 116, nos dois sentidos receberam as informações e a vacina, caso consentissem.    Claudio Rogério da Silva, 41 anos  foi um dos motoristas  que fez uma pausa em seu trajeto, de Lages para Curitiba, para receber a vacina. "Muito bom e importante essa ação preventiva, pois é melhor  perder um pouco de tempo  e receber a vacina do que ter que curar depois", afirmou salientando que sempre procura colaborar e se prevenir também.