Prefeitura de Mafra realiza Feira de Saúde

 

 

A Prefeitura de Mafra promoveu nesta sexta-feira (05) uma Feira de Saúde, em comemoração ao dia mundial da Saúde celebrado no dia 07 de abril. O evento foi realizado pela Secretaria de Saúde, das 08h30min às 12h na praça dos bancos.

Foram oferecidos à população os serviços de avaliação da composição corporal, verificação de pressão arterial e orientações de saúde, além de escovação supervisionada para as crianças. Também estiveram presentes diversos profissionais de saúde, curso de Fisioterapia da UnC, CAPS – Casa Azul e Vigilância Sanitária.

A diarista Maria Alzira Morvan contou que estava passando pela rua e resolveu chegar. "Temos que aproveitar as oportunidades", afirmou ela enquanto aguardava para fazer o teste de glicemia. Já a estudante Hellen Alexander, de 7 anos, contou que veio com a sua escola – o CEMMA – para aprender a escovar corretamente os dentes, e também passar o fio dental, o que considera importante "para não ter cáries e ter um sorriso bonito", contou ela mostrando seu kit – escova de dentes, pasta e fio dental – além de um chaveirinho, os quais ganhou na feira.

Para o secretário de Saúde Tadeu Geronasso, o evento tem como objetivo principal informar a população e promover a prevenção, estimulando que as pessoas se cuidem. "A saúde não se resume apenas em não estar doente. É estar bem fisicamente, mentalmente, e também socialmente", explica o Prefeito Roberto Scholze, afirmando que o executivo municipal não poupará esforços para garantir que estas condições sejam oferecidas à população de Mafra.

Histórico

Todos os anos o Dia Mundial da Saúde é comemorado pelos países membros da Organização Mundial de Saúde (OMS/WHO). A data foi criada em 7 de abril de 1948, pela OMS, fundamentada no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado em promover a saúde.

A cada ano se escolhe para esse dia um tema que dá ênfase a um assunto de interesse prioritário para a saúde pública mundial. "Conheça os seus números", é tema da campanha 2013, que tem a Hipertensão como objeto central.