Secretaria da Saúde de Mafra está alerta no combate à dengue

 

 

 

Município mantém 137 armadilhas espalhadas pela área urbana para monitorar o mosquito da dengue

 

Mesmo com a chegada do frio na região, a população ainda deve continuar se prevenindo contra a dengue. A fim de manter o município livre desta doença, a Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Mafra monitora periodicamente os locais de possíveis focos do mosquito.

 

Prevenção

O Programa Municipal de Prevenção e Combate à Dengue mantém 137 armadilhas (FOTO) espalhadas pela área urbana, que são acompanhadas pelos técnicos a cada sete dias. Segundo dados da Secretaria, sempre são encontradas larvas de pernilongos (mosquitos nativos) que não os transmissores da dengue. Porém, em uma das visitas da equipe técnica da Secretaria no último dia 10, no bairro Faxinal, foram encontradas larvas suspeitas de serem do mosquito vetor da dengue, o aedes aegypti. As mesmas foram enviadas ao laboratório da 25ª Regional de Canoinhas que confirmou a suspeita.

O Secretário da Saúde, Tadeu Geronasso explicou que não há motivo para preocupação, pois já está sendo feito o controle. "Pelo Faxinal passam caminhões de outros Estados que podem trazer o mosquito. E agora, depois de encontrado o foco de dengue neste local, já estamos tomando providências para evitar a proliferação, com monitoramento contínuo", disse.

 

Controle

A equipe técnica fez a delimitação do foco que consiste em um raio de 300 metros. Ela vai a todas as residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios para fazer a limpeza e eliminar os focos. A equipe orienta o proprietário e solicita que o mesmo tome atitudes preventivas para evitar que o mosquito bote ovos, reduzindo as chances de proliferação. "É importante que a população saiba que o foco foi encontrado em uma armadilha instalada pela Secretaria da Saúde e que esta atitude, visa a prevenção", ressaltou o Secretário.

 

Vamos prevenir?

Vale lembrar à população que ao encontrar a armadilha, não a destrua. Ela é uma forma de detecção do foco do mosquito da dengue. Além disso, o munícipe também pode fazer sua parte, mantendo sua casa ou comércio livre do vetor da dengue, onde há acúmulo de água – locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.