Mafra participa de debate sobre criação da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco
No último dia 15 de junho, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Mafra, Ernani Antonio Kvitschal Junior, na ocasião representando o Prefeito Roberto Scholze, participou de reunião realizada em Santa Cruz do Sul com prefeitos e representantes dos municípios produtores de tabaco do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Este encontro foi promovido pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, em parceria com o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).
Mais de 150 prefeitos e lideranças envolvidas na cadeia produtiva do tabaco dos Estados da Região Sul estiveram presentes para debater o futuro do setor, que resultou na criação da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco.
Economia local
Para o Secretário Ernani, Mafra produz uma quantidade considerável de tabaco que reflete diretamente na economia do município. "Nossa participação no evento foi muito importante, afinal Mafra possui mais de 1350 famílias produtoras de fumo, responsáveis pela produção de cerca de 6.350 toneladas de tabaco, que contribuem para o incremento de quase R$ 50 milhões na economia mafrense. Não somos defensores do tabagismo, somos defensores da cadeia produtiva do tabaco", destacou. Ele também ressaltou a importância da união entre os municípios. "A criação da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco foi um passo muito importante para demonstrarmos a força e a importância da cadeia produtiva do tabaco", disse.
Produção de fumo no Brasil
A produção de fumo continua sendo uma atividade agrícola relevante no Brasil. De acordo com a Afubra ( http://www.afubra.com.br/), a produção anual de todos os tipos de folhas de fumo foi de aproximadamente 737 mil toneladas na safra 2011/12. A maior parte da produção de fumo se dá nos estados do Sul – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – cerca de 96%. Os 4% restantes são produzidos nos estados da Bahia e Alagoas, na região Nordeste. Estima-se que a produção de fumo seja a fonte de renda de cerca de 186 mil famílias nesses estados. O Brasil é o segundo maior país produtor e o maior exportador de fumo do mundo, segundo o Sindicato interestadual da Indústria do Tabaco – SindiTabaco (http://www.sindifumo.com.br/).
Fonte: www.abifumo.org.br/produ.htm