Projeto de incentivo à leitura proposto por monitora do CEIM Comecinho de Vida é apresentado ao Executivo

 

 

Desde o início deste ano letivo, alunos do Comecinho de Vida participam do projeto

 

Incentivar os alunos a criarem o hábito de ler. Este é o principal objetivo do "Projeto Incentivo à Leitura e Renovação dos Livros", de autoria da monitora Tatiana Alexsandra do Prado Valerio, que na manhã desta terça-feira, 23, acompanhada da diretora do CEIM Comecinho Vida, Aldameri Gielgen e da Secretária de Educação, Solange Takayama, apresentou ao Prefeito Roberto Scholze.

Para a autora, é preciso ter cuidado na formação de leitores, principalmente quando se tratam de crianças. "Devemos ter cuidado na escolha da obra. Quando estimulamos a curiosidade das crianças para a leitura, tem de ser apropriada a cada faixa etária", disse Tatiana.

 

Bibliotecas

O projeto é direcionado às bibliotecas escolares para que haja constante renovação dos livros e também distribuição de livros educativos a crianças e adolescentes. De acordo com o projeto, a ideia é buscar parcerias para que ocorra esta renovação. Apesar de já estar em andamento no Comecinho de Vida, a autora pretende levar ainda o projeto às escolas municipais tanto da área urbana quando do interior. Além disso, o projeto também está sendo aplicado no PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), uma vez na semana.

 

Tatiana destacou que algumas empresas já se dispuseram a fornecerem livros, colaborando com o projeto. "A Fundação Educar Dpaschoal, o Itaú Criança, a Câmara de Deputados Federal, Autopista Planalto Sul e a Editora Dimensão já nos enviaram livros, os quais são utilizados no projeto", disse. Ela lembrou ainda que está em busca de mais empresas que estejam dispostas a colaborar com o projeto.

 

Além da leitura

Para estimular a leitura, o projeto propõe uma metodologia que abrange rodas de leitura, confecção de origamis (dobraduras de papel), fantoches, contação de histórias, criação de livros e até participação em concursos de textos.

Para o Prefeito de Mafra, é louvável a iniciativa da monitora, em querer levar o projeto às demais escolas do município. "Este projeto é mais um ganho para o nosso município na área literária e cultural. Parabenizo a monitora Tatiana pela iniciativa do projeto", concluiu o Prefeito.

 

Para colaborar

Empresas que se interessarem em colaborar com o "Projeto Incentivo à Leitura e Renovação dos Livros" podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelo telefone: 3642-4367.