IX Conferência Municipal de Assistência Social definiu prioridades municipais para o SUAS
• Gestão e financiamento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e discussão de políticas públicas nortearam os trabalhos dos participantes da etapa municipal da conferência
A nona edição da Conferência Municipal de Assistência Social, que aconteceu na última quarta-feira, 24, no salão da Associação Lar dos velhinhos de Mafra "São Francisco de Assis" reuniu entidades governamentais, não-governamentais e membros da sociedade civil organizada para analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS, além de preparar tópicos para serem abordados na Conferência Estadual.
Assistência social em Mafra
A Secretária Municipal da Criança e ação Social, Cláudia Yshii, abriu o evento, falando da importância da participação de todos na discussão das políticas públicas na área de assistência social e definição das prioridades do município. "Este é um espaço para debater e decidir quais são as prioridades da política pública para 2014", disse. Ela também destacou seu trabalho de 12 anos na área da saúde. "Estando à frente da Secretaria da Ação Social, observei que o público da fila do SUS é o mesmo que do SUAS. Portanto, é fundamental uma gestão participativa, com troca de experiências, pois trabalhamos com a saúde e qualidade de vida do munícipe", declarou a Secretária.
Em seguida, o Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Edson Eckel, enfatizou a importância do evento. "Esta conferência é um momento para analisarmos e avaliarmos o caminho percorrido até aqui e planejar as políticas para o assistencialismo humanizado", disse. Ele completou, reforçando que "para melhorar o sistema público é preciso criar redes de atenção".
O Prefeito de Mafra, Roberto Scholze, destacou que a conferência de assistência social deve ser voltada ao combate da desigualdade social e melhoria da qualidade de vida do indivíduo. Ele lembrou ainda da parceria entre o lar e a Prefeitura, destacando a esperança, como palavra-chave da conferência. "O objetivo desta conferência é trazer a comunidade mais próxima da administração pública", disse.
Palestra
Para dar embasamento às discussões dos eixos temáticos – 'Cofinanciamento obrigatório da assistência social', 'Vigilância socioassistencial', 'Processos de planejamento', 'Monitoramento e avaliação', 'Gestão do trabalho', 'Gestão dos serviços', 'Programas e projetos', 'Gestão dos benefícios no SUAS' e 'Regionalização' – foi convidada a Deputada Estadual e Coordenadora da frente parlamentar em defesa do SUAS, Luciane Carminatti, que proferiu a palestra "Gestão e financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)". Ela iniciou a palestra contextualizando a política de assistência social vigente no Brasil. Em seguida, falou da importância da intersetorialidade na questão educação/assistência social e da valorização do profissional da área. Para concluir, a deputada falou que o Governo do Estado está destinado R$ 9,7 milhões, para compra de veículos a serem distribuídos aos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), um reforço a mais para os municípios prestarem melhor atendimento à população. Luciane desejou ainda bom trabalho a todos. "Com o trabalho de hoje nesta conferência, vocês ajudam a fortalecer a assistência social no município", concluiu.
Propostas para melhorias
Na parte de discussões, os participantes foram divididos em grupos, de acordo com os eixos temáticos, com vistas à geração de propostas e diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As propostas elencadas serão levadas à Conferência Estadual que acontece no dia 13 de outubro, em Florianópolis. Também foram eleitos oito delegados titulares e suplentes – representantes do governo e da sociedade civil – que irão defender as propostas de Mafra na capital.