Plano Plurianual de Mafra é debatido em Audiência Pública

 

 

A Administração Municipal de Mafra realizou na quinta-feira, 01, uma Audiência Pública para apresentar e debater questões relativas à conclusão do Plano Plurianual – PPA (2014-2017). A reunião aconteceu no auditório da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AmplaNorte, e contou com a presença do prefeito Roberto Scholze e de todos os secretários municipais, entre outras pessoas ligadas à administração do município.

O PPA foi concluído e encaminhado para apreciação da Câmara Municipal, para posterior aprovação e elaboração da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias e LOA – Lei Orçamentária Anual, conforme prevê a Lei.

Para execução do Plano foram realizadas várias reuniões internas na administração, nas quais as Secretarias planejaram a execução de suas ações para os quatro anos, com metas físicas, limites orçamentários e definição do alcance social das ações.

Também foram realizados encontros com representantes da comunidade, que contribuíram com a apresentação de sugestões, sendo estas registradas e incorporadas ao PPA e na definição dos programas. "As propostas e ideias foram recebidas pelos secretários municipais, que as adaptaram, na medida do possível, aos seus planejamentos", explicou o Secretário de Administração, Planejamento e Finanças, Douglas da Silva Ramos.

Para o prefeito Roberto Scholze, o Plano representa uma peça fundamental no planejamento orçamentário do município.  "Mais do que uma obrigação legal, sabemos que o PPA é uma ferramenta para que o plano de governo possa ser executado de forma satisfatória", afirma o prefeito, explicando ainda que o Plano abriga os programas estratégicos da atual gestão, nos mais diversos setores, visando uma administração com prioridades focadas no desenvolvimento do Município e na qualidade de vida do cidadão.

O PPA

O Plano Plurianual – PPA é uma ferramenta que norteia o planejamento da Administração Pública, estabelecendo diretrizes, objetivos, metas e programas a serem seguidos pelos governos municipais, estaduais e federal, ao longo de quatro anos. Ele é elaborado no primeiro ano de mandato, abrangendo um período de quatro anos, iniciando no 2º ano de gestão até o 1º ano da gestão posterior.