Inaugurada feira que oferece verduras a preços bons para consumidor e para o fornecedor

 

Uma verdadeira ação de cidadania é o que a Prefeitura de Mafra  vem promovendo por intermédio da Secretaria Especial do Bolsa Família. Trata-se da Feira Popular Itinerante, inaugurada na manhã de domingo, 12 de setembro, como parte das comemorações de aniversário de Mafra.  A solenidade aconteceu na Praça do Expedicionário, com as barracas atendendo a comunidade em geral, oferecendo verduras, legumes, geléias, embutidos, bolachas e biscoitos, diretamente do produtor para o consumidor.

A Feira Popular Itinerante surgiu, segundo a nutricionista do município, Sandra T. Pasini Deolindo, da necessidade de ações de combate à pobreza, à fome e à desnutrição, o que levou a Prefeitura a implantar sistemas auto-sustentáveis de garantia de acesso a alimentos a baixo custo para quem compra e a preços adequados para quem vende, e assim, levar até os bairros os produtos necessários para uma alimentação saudável e barata.  Pelo projeto foram adquiridas 19 barracas equipadas, num convênio de R$ 140.611,21, que devem percorrer 7 bairros de Mafra.  As feiras acontecerão todas as  quintas feiras, das 7 às 12 horas, iniciando no dia 16, próxima quinta-feira,  pelos bairros da Vila Nova, em frente ao Lar dos Velhinhos, Jardim América, na Praça da Igreja Santo Antônio e na Vila das Flores, em frente ao CAIC.

 

Qualidade de Vida

O mecanismo de venda direta ao consumidor de alimentos produzidos na região foi destacado pela Secretária Municipal da Criança e Ação Social, Áurea Bastos Davet. "Esse momento é muito bonito e mostra a intenção de uma administração em desenvolver com qualidade, a vida das pessoas e traduzir em ações concretas o significado da palavra cidadania", declarou.

O Secretário Municipal do Bolsa Família, Ivan Dutra  lembrou quando apresentou o projeto ao Prefeito Jango Herbst, que respondeu: "Quero ver este projeto sair do papel".  Ivan Dutra salientou ter a certeza de que com o apoio recebido da atual administração, a Secretaria estará sempre motivada em desenvolver programas que ofereçam  à comunidade mafrense mais qualidade de vida e segurança alimentar, como acontece com a Feira Itinerante.

A Solenidade contou com a presença da representante do Ministério do Desenvolvimento Social, e Combate à Fome, Neila Batista, diretora da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.  À ela,  Ivan Dutra informou que o Programa Bolsa Família tem hoje 4.790 famílias cadastradas, das quais 3.400 possuem o perfil do programa  e 2066 famílias recebem o benefício . "Foi exatamente pensando nessas famílias vulneráveis que nos motivou  a participar programa do MDS", afirmou.

A Representante do MDS, Neila  Batista falou da satisfação em participar do evento, e destacou a importância de ver um conjunto de gestores apoiando a iniciativa. "Isso é essencial para o sucesso do projeto", declarou. Ela disse constatar que "aqui em Mafra se conseguiu  estabelecer um processo de articulação muito forte entre os produtores, entidades e poder publico, resultando na eliminação do atravessador e  gerando, consequentemente, espaço para o consumo à preços justos. Disse ainda ver com orgulho e satisfação a eficaz aplicação dos recursos do Ministério, "pequenos em relação ao benefício".

O representante da COARPA, parceira do Projeto, Vilson Kuiava destacou que a feira é resultado do empenho da administração municipal através da Secretaria do Bolsa Família, em parceria com equipe de agricultores participantes.  Ele agradeceu as parcerias entre executivo e entidades ligadas ao meio rural, que vem acontecendo também em vários outros projetos, como o da alimentação escolar.  

Falando como representante do Prefeito Jango Herbst, o Secretário de Obras, Valdemar Goffi disse que o evento marca o início de algo que certamente terá continuidade e será muito importante tanto para o produtor, que tem mais uma opção de venda de seus produtos, como para o consumidor – as famílias – que vão adquirir algo de boa qualidade".

Vendedores e consumidores

Falando pelo lado do consumidor, o Casal José Valdemar e Darcilia Turnês  aproveitou a manhã de domingo para fazer a feira. "Está tudo lindo, agora só não come verdura quem não quer", afirmaram referindo-se à oportunidade de adquirir produtos frescos e de qualidade, a preços mais baratos. Eles disseram ser "importante que o projeto vingue, pois o povo vai ficar satisfeito".

Já o casal produtor de verduras e morango, Maricleia Reckziegel Alves e Amir Rogério Skibinski, de São Lourenço, está esperançoso para que o projeto vá bem. Eles comercializavam seus produtos nos mercados locais ou entregavam no BNAF. "Esperamos  que continue, pois assim vai ser mais barato para quem compra e mais lucrativo para quem vende, uma vez que elimina o atravessador", afirmaram.  A mesma opinião é compartilhada pelo produtor  Pedro Rodrigues da Silva, do Rio Branco I. "A Feira abre novas opções de comercialização do produto,sem passar pelos atravessadores".

 

Feira Popular Itinerante

O Projeto da Feira Popular Itinerante conta com recursos no valor de R$ 140 mil, do MDS. Tem por objetivo proporcionar a inserção do agricultor familiar no mercado de trabalho, bem como possibilitar a geração de renda e disponibilizar alimentos produzidos agro ecologicamente. Visa também proporcionar à população vulnerável produtos de baixo custo e destinar o excedente dos produtos da feira para o Banco de Alimentos do Município, eliminando assim o desperdício. São parceiros do projeto a Secretaria Municipal da Agricultura, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar, COARPA e ACEPAM.