Mais 90 alunos de Mafra são formados pelo PRONATEC

A Prefeitura de Mafra através da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social e do Programa Bolsa Família realizou na noite da última quarta-feira, 03, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida solenidade de formatura dos cursos de qualificação profissional do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). A cerimônia contou com a participação de secretários municipais, representantes de empresas, familiares, demais autoridades e a comunidade em geral.

Na ocasião 90 alunos receberam os certificados de conclusão de curso, sendo 67 do SENAI (Ajustador Mecânico, Corte e Costura Matutino, Corte e Costura Noturno e

Operador de Computador) e 23 do SENAC (Manicure e Pedicure, Maquiador). As aulas foram ministradas por instrutores das escolas técnicas do SENAI e do SENAC, com carga horária entre 180 a 238 horas.

Incentivo

O Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento e interino da Administração, Douglas da Silva Ramos, na ocasião representando o Prefeito Roberto Scholze, parabenizou os formandos e ressaltou que "Mafra precisa de ações de incentivo como as do Pronatec". Ele reconheceu também a dedicação e esforço dos alunos em completar um curso que os qualifica ao mercado de trabalho.

Já a Secretária da Criança e Ação Social, Valnéte dos Santos, destacou a persistência dos alunos e falou da importância do Pronatec. "Este programa contribui de duas formas para o desenvolvimento do município: amplia a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada e ainda forma trabalhadores, profissionais que precisamos para o nosso município", disse. A Secretária destacou ainda que foi trabalhada a inclusão social, dando oportunidade igual a todos. "Tivemos duas alunas de corte e costura que nos mostraram que as deficiências são vencidas pela persistência".

Parceria

A Diretora do SENAI, Maria Rosane Palhano Tormena, destacou que a formatura é um momento de celebração e conquista que foi planejado e cumprido. "Vocês formandos, fizeram a escolha certa, buscando conhecimento e qualificação profissional e assim vão construir uma vida profissional de sucesso". Ela lembrou ainda que ao longo da vida aparecem muitas oportunidades e que todos devem aproveitá-las.

Suélin Barbosa, Coordenadora do Núcleo Relações com o Mercado, que na ocasião representou o Diretor do SENAC, Alex Luiz Mariano, parabenizou a todos pela conquista e aconselhou os formandos a buscarem aperfeiçoamento. "Que esta etapa seja mais uma de tantas outras. Não parem, pois o Senac os aguarda em outros cursos. Façam aperfeiçoamentos. Qualificação é sempre importante e cada vez mais o mercado vai exigir do profissional", concluiu.

Palavra de formando

Duas representantes de alunos falaram em nome dos formandos. Roselita Iunkoski, do curso de corte e costura, elogiou o SENAI, falou em nome dos formandos do Senai e agradeceu os professores. "O Senai é a indústria do conhecimento. Onde houver oportunidade, deve-se fazer o curso. É uma batalha, mas vale a pena, pois o final é gratificante".

A formanda do curso de Maquiador, Marcia Maia Wormsbecker, fez um reflexão dos três meses de curso. "Por que participar? Por que todas as noites?". Ela respondeu destacando trabalho de cada professor, tanto na parte teórica quanto na prática. Márcia deixou ainda uma mensagem aos colegas. "Que o sucesso seja consequência da dedicação e do trabalho".

Profissionalização

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. É uma oportunidade de avanço na qualidade de ensino de formação técnica e profissional, que visa preparar o aluno para o mercado de trabalho.