Médicos intercambistas tomam café com o Prefeito
Na manhã de sexta-feira, 21, o Prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze, recebeu os oito profissionais intercambistas integrantes do Programa Mais Médicos do Governo Federal para uma conversa informal. Estiveram acompanhando o encontro a Secretária Municipal de Saúde, Jaqueline Fátima Previatti Veiga; o Secretário Municipal de Administração, Tadeu David Geronasso; o Diretor de Saúde, Marcelo Albino; o Coordenador de Atenção Básica, Dimas Humenhuk, o Procurador Geison Lanski e o integrante da procuradoria Estevão Serafim.
Os médicos intercambistas chegaram em Mafra em 2013 e já estão atuando nas unidades Estratégia Saúde da Família: Julio Sergio de Lima (E.S.F Espigão do Bugre); José Luiz Garcia Dieges (E.S.F Benemerita Ulla Schneider – Jardim América ); Juan Carlos Gonzales Ponce (E.S.F Guilherme Ganzert – Faxinal ) e Yonier Arturo Perodin Leyva (E.S.F Caic – Vila das Flores)- que chegaram na primeira leva. Além de Eliset Santos Ripoll (ESF Ricardo Gregorio – Vila Nova); Yunexis de la Torre Rojas (ESF Ricardo Gregorio – Vila Nova); Andrés Romero Matalobos (ESF Caic II) e Dayron Horacio Chaves Reyes (ESF Edvino Hable – São Lourenço).
A reunião tinha como principal objetivo estreitar os laços com os profissionais. Para iniciar o Prefeito Roberto lembrou que o município está na vanguarda no que se refere a vinda de profissionais para o município, tendo em vista que Mafra já recebeu oito médicos, um número alto comparado a outras cidades.
Em seguida, parabenizou os intercambistas pelo trabalho que estão realizando na atenção básica. "Nesse curto período já nos tem chegado grandes elogios ao atendimento. Este é um reconhecimento da população pelos serviços realizados" conta. "A comunidade já os abraçou e está se sentido acolhida por vocês também," destaca, parabenizando os profissionais que passarão três anos atuando em prol da saúde de Mafra.
Conhecimento
Na oportunidade os médicos puderam conhecer mais detalhadamente como funciona o poder público no Brasil, retirar dúvidas sobre a Saúde em Mafra, esclarecer as informações sobre a mudança na modalidade do auxílio moradia, etc. Albino ainda lembrou que quando os profissionais chegaram lhes foi oferecido o auxílio pecuniário (em dinheiro) ou a opção da Prefeitura de responsabilizar por fornecer um imóvel para acomodação.
Na oportunidade, os médicos puderam falar como funciona a saúde pública em Cuba e na Espanha, contar suas experiência e apresentar sugestões à Saúde mafrense. Os médicos destacaram que a sua principal preocupação é trabalhar da melhor maneira para auxiliar a comunidade local. "Nós viemos com o objetivo de ajudar na ampliação do acesso da população aos serviços básicos e estamos da melhor forma lidando para isso" conta o médico José.
No encontro os profissionais puderam saborear um café da manhã durante a conversa e ao final se decidiu que haverá mais encontros dos profissionais com toda a equipe.
Mais Médicos
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. Mafra se cadastrou para a vinda de 21 médicos.
Mais informações: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/index.cfm?portal=pagina.visualizarArea&codArea=417